A Kroma Energia deu um passo além da comercialização e gestão de energia ao ingressar no segmento de infraestrutura de recarga para veículos elétricos. A empresa passou a operar em dezembro dois eletroposto de recarga rápida em Pernambuco, iniciativa que conecta energia limpa a uma das frentes mais recentes da transição energética no Brasil.
A solução, batizado de Kroma Conecta, já está em funcionamento em um posto localizado na Av. Engenheiro Abdias de Carvalho, em Torreões, na capital pernambucana, e no estacionamento do Shopping Guararapes, localizado na Avenida Barreto de Menezes, em Jaboatão dos Guararapes. Os equipamentos da Kroma Energia oferecem carregamento rápido e foram desenvolvidos para atender usuários de veículos elétricos em áreas urbanas, onde a disponibilidade de estações públicas ainda é limitada.
No setor elétrico e automotivo, o mercado classifica estruturas desse tipo como estações de recarga ou eletropostos, termos usados para designar locais equipados com carregadores destinados a veículos elétricos e híbridos plug-in. Portanto, a ampliação dessa infraestrutura figura entre os principais vetores para a expansão da mobilidade elétrica no país.
Kroma Energia amplia portfólio e se aproxima da mobilidade elétrica
Conhecida por sua atuação no mercado livre de energia, a Kroma Energia construiu sua trajetória atendendo consumidores corporativos e industriais, com serviços de gestão, migração e fornecimento de energia de origem renovável. Além disso, a companhia passou a integrar também projetos de geração solar e soluções associadas à eficiência energética.
A entrada no segmento de eletropostos representa uma extensão natural dessa estratégia, ao conectar a oferta de energia limpa ao consumo final no transporte. Portanto, ao operar um ponto de recarga, a Kroma Energia passa a atuar em uma etapa adicional da cadeia energética, aproximando-se diretamente do usuário final.
“A mobilidade elétrica só se torna viável quando há oferta de pontos públicos confiáveis e distribuídos ao longo da cidade. Nosso papel é contribuir para essa infraestrutura de forma responsável e aderente ao que a população precisa” afirma Rodrigo Mello, CEO da Kroma Energia.
Esse movimento ocorre em um contexto de crescimento gradual da frota de veículos elétricos no Brasil. Além de maior interesse de empresas de energia em diversificar receitas diante das mudanças estruturais do setor.
Energia e transporte no mesmo ecossistema
A iniciativa da Kroma Energia com o Kroma Conecta sinaliza uma leitura estratégica sobre o futuro da energia no país. Futuro esse em que eletricidade, mobilidade e sustentabilidade passam a operar de forma integrada. Portanto, à medida que a eletrificação do transporte avança, a presença de eletropostos tende a ganhar mais e mais relevância.











