Na última terça-feira (30/12/25) foi feito anúncio de que a Bionexo compra a Tasy, da Philips, por 161 milhões de euros, o equivalente a R$ 1,05 bilhão, em uma das maiores transações já realizadas no setor de software hospitalar no Brasil. O negócio marca a saída da Philips desse segmento na América Latina. E, além disso, reforça a estratégia de expansão da Bionexo em soluções digitais para a área da saúde.
A Tasy, um software de gestão hospitalar (Enterprise Resource Planning – ERP) completo e integrado, era uma subsidiária da Philips. Apesar da presença global da Philips no setor de saúde, a empresa agora mantém seu foco estratégico na venda de equipamentos médicos e soluções de diagnóstico por imagem. Nesse cenário, a vertical de software hospitalar na região tinha relevância limitada dentro do portfólio global do grupo. Portanto, levou à operação onde Bionexo compra Tasy.
Bionexo compra Tasy e avança na consolidação do setor
A Tasy atende cerca de 2 mil clientes, incluindo hospitais como Sírio-Libanês, BP – A Beneficência Portuguesa, Hospital Santa Paula e a Rede D’Or São Luiz. A empresa registra faturamento anual próximo de R$ 300 milhões, com sistemas que integram gestão assistencial, administrativa e financeira.
Já a Bionexo surgiu como um marketplace digital voltado à cadeia de suprimentos hospitalar, conectando hospitais, clínicas e fornecedores. Nos últimos anos, a companhia, que tem a Bain Capital e a Prisma Capital como investidoras, ampliou sua atuação para soluções de gestão e eficiência operacional. Portanto, a Bionexo compra Tasy e passa a incorporar o gerenciamento do ciclo de receitas médicas. Além disso, também acompanhando o atendimento do paciente até a emissão da nota fiscal.
A operação contou com assessoria do Citi e dos escritórios Baker Botts e Pinheiro Neto para a Philips e atraiu cerca de dez interessados na fase de propostas não vinculantes. Ao final, a Bionexo compra Tasy da Philips e fortalece sua posição em um mercado ainda fragmentado. No qual muitos hospitais seguem operando com sistemas próprios.











