Na última quarta-feira (08/01) a FedEx anunciou o fim serviço de transporte doméstico no Brasil como parte de um reposicionamento estratégico da própria FedEx. O intuito da operação, segundo a empresa, é concentrar suas operações em transporte internacional e soluções de supply chain, encerrando gradualmente o segmento nacional.
O que muda com o fim serviço de transporte doméstico da FedEx?
A curto prazo nada. A decisão de encerramento do serviço de transporte doméstico da FedEx determina um período de transição de cerca de 30 dias, durante o qual coletas locais seguirão normalmente até 6 de fevereiro de 2026 (06/02) e todas as entregas já contratadas serão honradas dentro dos prazos originais.
Além disso, mesmo com a suspensão dos envios nacionais, a empresa manterá suporte operacional e atendimento ao cliente, ainda que com equipes reduzidas em virtude da reestruturação.
Histórica atuação da FedEx no Brasil
A FedEx está presente no Brasil desde 1989, inicialmente focada exclusivamente em serviços internacionais de remessas. Em 2012, a companhia expandiu seu escopo para o mercado doméstico com a aquisição da Rapidão Cometa, integrando uma ampla rede rodoviária e aérea nacional.
Antes do encerramento, o serviço de transporte doméstico da FedEx oferecia remessas rodoviárias e aéreas dentro do território brasileiro. O serviço atuava conectando milhares de cidades e operando com infraestrutura própria para entregas rápidas e seguras em todo território nacional.
Além disso, a expansão de competidores no mercado, como a Amazon, que amplia sua atuação logística todo território nacional, foi um dos fatores que fez com que o serviço de transporte doméstico da FedEx deixasse de ser algo prioritário para a empresa no Brasil.
O novo foco da FedEx no país
Com o fim do serviço de transporte doméstico da FedEx, a empresa reforça sua atuação no transporte internacional de cargas e soluções de supply chain. O que inclui armazenagem, gestão de estoques e entregas last mile, áreas consideradas mais alinhadas com sua estratégia global.
Nesse cenário, clientes corporativos e indivíduos que dependiam das entregas nacionais deverão buscar alternativas no mercado local de logística, enquanto a FedEx consolida sua presença em remessas globais e serviços especializados.











