A Cosan (CSAN3; NYSE: CSAN) avalia um IPO da Compass Gás e Energia, segundo comunicado divulgado nesta segunda-feira (23/02). A potencial oferta pública inicial de ações, porém, ainda depende de condições de mercado no Brasil e no exterior, além de aprovações societárias. Por esse motivo, até o momento, não há decisão final sobre a realização da operação.
IPO é a sigla para Initial Public Offering, ou Oferta Pública Inicial. O IPO da Compass, na prática, trata-se do processo pelo qual uma empresa passa a vender ações ao público pela primeira vez na bolsa de valores. Com isso, amplia acesso a capital, diversifica a base de investidores e reforça estrutura financeira. Para o investidor, portanto, representa a entrada formal no capital da companhia, com possibilidade de negociação no mercado secundário.
IPO da Compass ocorre após ano marcado por dívida e reestruturação da Cosan
A possibilidade de IPO da Compass ocorre após um 2025 movimentado na Cosan. No terceiro trimestre de 2025 (3T25), a holding reportou prejuízo líquido de R$ 1,18 bilhão. Além disso, anunciou plano de reestruturação da própria Compass avaliada em R$ 4 bilhões, envolvendo Bradesco BBI e BTG Pactual.
Criada em 2020, a Compass nasceu com foco no desenvolvimento do mercado de gás natural no Brasil e pode agora ganhar novo fôlego com o possível IPO. A companhia organiza suas operações em dois segmentos: Distribuição e Marketing & Serviços.
Em Distribuição, atua por meio da Comgás, maior distribuidora de gás natural do país, e da Commit, parceria com a Mitsui que reúne participação em seis distribuidoras. Já em Marketing & Serviços, opera via Edge, que consolida ativos como o Terminal de Regaseificação de São Paulo (TRSP). Além disso, contratos de biometano e GNL B2B são ativos estratégicos que reforçam a tese por trás do eventual IPO da Compass Gás e Energia.
Nesse cenário, o eventual IPO da Compass pode ampliar a visibilidade do grupo no setor de energia, fortalecer a governança corporativa e abrir espaço para novos ciclos de investimento no mercado livre de gás.





