Conheça avião da Embraer que nunca foi comercializado

Segundo a pesquisa, apenas 46 cidades brasileiras tiveram pelo menos um voo regular de passageiros por mês em 2020 ante 96 municípios no ano anterior.
Segundo a pesquisa, apenas 46 cidades brasileiras tiveram pelo menos um voo regular de passageiros por mês em 2020 ante 96 municípios no ano anterior.

O projeto surgiu no final dos anos 80 através da parceria do governo argentino com a Embraer. A ideia da companhia brasileira era utilizar o projeto para substituir o EMB110 Bandeirante e o país vizinho tinha a ideia de criar um avião em conjunto com os brasileiros como forma de fomentar o mercado entre os dois países.

Qual o motivo de não ter obtido sucesso? Os problemas financeiros dos dois países, crise política e mudança de interesse das empresas aéreas.

Voos

Foram construídos apenas dois protótipos da aeronave e o primeiro teve seu voo oficial no dia 18 de julho de 1990 com a presença dos presidentes Fernando Collor de Mello, do Brasil, e Carlos Menem, da Argentina.

O segundo protótipo voou no mesmo ano.

Projeto

A aeronave tinha uma característica diferente com motores turboélices invertidos, era inovadora e considerada uma das mais modernas de seu tempo com tecnologia de ponta.

Apesar do fracasso, o projeto serviu muito para a Embraer desenvolver seu maior sucesso, o ERJ-145.

Confira vídeo do canal Aero:

 

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