O número da ocupação feminina no setor de aviação aponta um crescimento e muitas áreas que historicamente são ocupadas por homens já contam com a presença de mulheres, como é o caso da Azul Linhas Aéreas Brasileiras.
A Diretora da Azul Cargo Express, Izabel Reis, representa uma dessas mulheres na companhia. Sob sua liderança, a área de cargas cresceu 64% em receita no quarto trimestre do ano passado e ganhou ainda mais destaque com o transporte de itens essenciais durante a crise, como insumos médicos, respiradores e produtos do comércio on-line de todo o País. Izabel é responsável pelo setor que promove a logística de distribuição e, nos últimos meses, gerenciou uma das maiores e mais importantes operações: a entrada de quatro milhões de doses de vacina contra a covid-19.
Outras mulheres também estão no comando dos aviões da Azul. Há nove anos no time de pilotos da companhia, Flânia Ximenes voa por até 20 dias em um mês e foi a primeira comandante a transportar as vacinas contra a covid-19 em um voo regular de Guarulhos (SP) com destino a Curitiba.
Marco histórico
Recém-nomeada pela Azul, Adriana Lacerda é a primeira mulher a assumir a posição de gerente de Operações de Manutenção de Linha, um marco na história das companhias aéreas brasileiras. Adriana será responsável por coordenar a equipe que realiza os reparos necessários nas aeronaves entre os voos de toda a malha da Azul .