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Grupo Mateus apresenta os resultados do primeiro trimestre e aborda plano de expansão – Por Domingos Cordovil

*Coluna Semanal – Por Domingos Cordovil – 19/05/21

Na manhã da quinta-feira, 13, o Grupo Mateus abriu sua primeira loja no estado do Ceará na cidade de Tianguá com a bandeira Mix Atacarejo. O início da operação coincide com a divulgação dos resultados do 1T 21, que comprovam um plano de expansão robusto. Só no primeiro trimestre deste ano, o Grupo Mateus inaugurou 11 lojas, totalizando 43 novas lojas nos últimos 12 meses, um ganho de mercado de 10% de receita bruta em relação ao 1T20. O aumento de market share está atrelado ao potencial de adensamento de novas rotas e cidades, alinhado à proposta de valor diferenciada de serviços (peixaria, açougue e padaria) e de mix de produtos em todos os canais de vendas do Grupo. A companhia registrou um aumento de 57% no número de aberturas, se comparado ao mesmo período do ano passado. Figurando como a quarta maior empresa do varejo alimentar do país, o Grupo Mateus atingiu a receita bruta de R$ 3,8 bilhões no 1T 21, o que representa um crescimento de 36,1%. O EBITDA ajustado totalizou R$ 220 milhões, um aumento de 41,6%. Com um lucro líquido de R$ 157 milhões, o Grupo Mateus obteve um crescimento de 53,9%. Já o lucro bruto foi de R$ 802 milhões, com um expressivo aumento de 32% em comparação ao primeiro trimestre de 2020.

Atuando nos estados do Maranhão, Pará, Piauí e agora também no Ceará, a companhia soma resultados positivos. Na venda externa, o crescimento foi de 8%; no varejo, este número salta para 38,2%; no atacarejo, 46,1%; já o Eletro chegou ao percentual de 63,3%. Os números especificamente do atacarejo chamam a atenção se for observado o percentual de crescimento do setor no Nordeste e no Brasil, cerca de 16,5% e 18,7%, respectivamente, segundo a Nielse. “Nos diferenciamos ao apresentar um crescimento de 46% para o segmento, mesmo em um cenário com ausência do auxílio emergencial, do carnaval, das vendas de material escolar – em função da suspensão do retorno das aulas físicas – e um dia adicional em fevereiro de 2020”, comentou José Morgado, CFO do Grupo Mateus.

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A estratégia da empresa é se consolidar em estados onde já atua. “Também estamos em constante estudo de oportunidades para entrar em novos mercados no Norte/Nordeste, sem perder o foco nos nossos pilares: logística, serviços, tecnologia e pessoas”, reforçou o empresário, Ilson Mateus.

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** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Economic News Brasil.

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