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Número de pessoas com acesso aos serviços bancários cresceu 11% em um ano

Serviços financeiros Banco Central
O acesso a serviços financeiros constitui um passo crucial para a inclusão social e para o combate à desigualdade no país.
Serviços financeiros Banco Central
O acesso a serviços financeiros constitui um passo crucial para a inclusão social e para o combate à desigualdade no país.

Um Relatório de Cidadania Financeira 2021 divulgado pelo Banco Central apontou que o percentual de adultos com acesso a serviços financeiros saltou de 85% em 2019 para 96% em 2020. De acordo com o levantamento, esse aumento foi possível graças aos bilhões de reais investidos pelo setor bancário em tecnologia ao longo das últimas três décadas, que permitiram a grande velocidade da digitalização, potencializada pelo confinamento e distanciamento social na pandemia.

O setor bancário viabilizou em tempo recorde o pagamento do auxílio emergencial e o acesso a serviços financeiros para 14 milhões de cidadãos que ainda não tinham relacionamento com o sistema financeiro, levando a abertura de milhões de novas contas.

Os bancos se engajaram de forma decisiva para garantir o recebimento do auxílio, por meio dos seus canais remotos ou ainda por intermédio de uma rede de atendimento que se estende por todos os municípios brasileiros. São 18,9 mil agências, 164 mil caixas eletrônicos, 12 mil postos de atendimento e 220 mil correspondentes. Foram adotados horário especial para atendimento de grupos vulneráveis da população e medidas de proteção à saúde dos consumidores e bancários.

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“Um dos mais importantes aprendizados que podemos tirar dessa pandemia da Covid-19 foi a necessidade de incrementar a inclusão financeira no Brasil, para dar mais conforto e oportunidade a dezenas de milhões de cidadãos que não tinham acesso a contas bancárias”, diz Isaac Sidney, presidente da Federação Brasileira dos Bancos (FEBRABAN).

O acesso a serviços financeiros constitui um passo crucial para a inclusão social e para o combate à desigualdade no país. Ao movimentar seus recursos em bancos, as pessoas têm acesso a produtos e serviços que proporcionarão mais conforto, segurança e rentabilidade. Além disso, passam a ter acesso a crédito, disputando recursos a taxas mais em conta e ficam livres da agiotagem.

O crédito e a poupança contribuem para melhorar a gestão financeira e para proporcionar bem-estar às famílias. A bancarização aumenta as possibilidades de negócios do setor financeiro, incentiva a competição e melhora sua produtividade.

Para isso, as instituições financeiras vêm desenvolvendo, ao longo dos últimos anos, diversas formas de ampliar a capilaridade de sua rede de atendimento e, consequentemente, aumentar o alcance de seus serviços e produtos. Caixas eletrônicos, operações bancárias por telefone, correspondentes bancários, além de internet e mobile banking são alguns exemplos dessas iniciativas.

M Dias Brancoconteúdo patrocinado