Pesquisar
Close this search box.
conteúdo patrocinado

Produtores de cervejas artesanais projetam melhoria do faturamento até o final do ano

O Censo de Cervejarias Independentes mostra que esse segmento, além da expansão, também está completamente adaptado com a digitalização dos negócios. Foto de Sonja Maric no Pexels
Foto de Sonja Maric no Pexels

A pandemia e todos os impactos da crise sanitária causados nos pequenos negócios cervejeiros provocaram mudanças significativas nas fábricas de cervejas independentes do país. No entanto, para a maioria dos fabricantes de cervejas artesanais, a expectativa é que o faturamento de seus negócios seja melhor em 2021, comparado ao ano passado.

Dados do 2º Censo de Cervejarias Independentes Brasileiras, realizado pelo Sebrae, em parceria com a Associação Brasileira de Cerveja Artesanal (Abracerva), apontam que 62% dos fabricantes acreditam que este ano será melhor, 28% acham que os resultados devem se manter iguais, 4% acham que será pior e 6% abriram seus negócios recentemente.

Seguindo a expectativa otimista para 2021, a maioria dos donos de micro e pequenos negócios cervejeiros está com as contas do negócio adimplentes: 46% dos produtores de cervejas independentes estão com empréstimos e demais contas em dia, 37% não possuem contas e empréstimos em aberto e somente 17% estão com alguma pendência.

conteúdo patrocinado

Para 36% dos produtores de cerveja independentes brasileiros, os desafios da crise causada pela pandemia provocaram mudanças valiosas para seu negócio, 28% estão animados com novas oportunidades e 7% acreditam que o pior já passou. Outros 28% revelam que ainda enfrentam dificuldades para manter o negócio.

Quando se trata de estratégia de vendas, o Censo de Cervejarias Independentes mostra que esse segmento, além da expansão, também está completamente adaptado com a digitalização dos negócios. Instagram (98%), Whatsapp (85%) e Facebook (70%) são as redes sociais mais usadas para divulgação.

Recomendação boca a boca (80%), páginas próprias na internet (52%) e ativação de marcas em eventos (35%) também mostram ótimo desempenho entre os donos de micro e pequenos negócios do segmento. A participação em concursos de cervejas artesanais também é confirmada por 57% dos participantes do Censo, assim com o vínculo com alguma associação cervejeira, apontado por 59% dos respondentes.

Outro dado interessante do estudo é em relação ao potencial de expansão das cervejas artesanais produzidas no país. A maioria desses produtos (51%) possui alcance somente local, na cidade em que é produzida e nos municípios vizinhos, 20% têm alcance estadual, 20% chegam em toda região na qual é produzida e somente 9% têm alcance nacional.

conteúdo patrocinado

MAIS LIDAS

conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado