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Mercado de autocuidado e higiene vegana ganha força e potencializa chamando atenção dos investidores

Sociedade Vegetariana Brasileira
O relatório de mercado de cosméticos veganos realizado pela Grand View Research, aponta que o Brasil excederá 20,8 bilhões de dólares em faturamento até o ano de 2025. (Foto: Rachel Claire/Pexels)

Os padrões no consumo de produtos de beleza estão mudando e o uso de cosméticos veganos estão cada vez mais alta. Essas mudanças nos hábitos são decorrente de uma conscientização dos consumidores em relação aos processos industriais dos produtos não naturais.

A preocupação por consumo consciente se dá pela propagação de informações sobre como esses cosméticos são produzidos, o impacto que esse processo pode trazer para as pessoas, para o meio ambiente, se esse produto foi testado ou não em animais, o que esses produtos realmente oferecem à saúde e a procedência dos seus ingredientes.

Hoje é possível adquirir uma gama de produtos que o mercado já disponibiliza com fórmulas naturais certificadas dentro dos princípios da sustentabilidade, reduzindo muito a poluição, a geração de resíduos e o desmatamento desacelerando os fenômenos de destruição atuais e futuros.

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Expansão do mercado vegano

A adoção de novos comportamentos no consumo vegano tem rendido boa aprovação, assim como a quantidade de selos concedidos pela entidade SVB (Sociedade Vegetariana Brasileira), entre 2019 e 2020, os produtos certificados registraram uma alta de 16%. Possuindo 189 produtos cosméticos em sua lista, entre eles estão, ramo da alimentação, cosméticos, produtos de limpeza, suplementos alimentares, lavanderia e calçados.

Segundo pesquisa de mercado publicada no site da ABIHPEC – Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos realizada pela Euromonitor International, o Brasil é o quarto maior mercado de beleza e cuidados pessoais do mundo com cosméticos para cabelo e pele, perfumes e produtos para higiene bucal. O relatório de mercado de cosméticos veganos realizado pela Grand View Research, aponta que esse mercado excederá 20,8 bilhões de dólares até o ano de 2025.

Essa expressiva procura por cosméticos veganos também ganhou força com o comércio eletrônico, as vendas por e-commerce, um modelo de compra que facilita o acesso do consumidor, apresentaram um aumento de 68% nesse modo de compra em 2020 de acordo com os dados Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm).

Os consumidores modernos estão cada vez mais conscientes, movidos por evidências expostas da excelência da fabricação dos produtos, a qualidade da matéria-prima, mão de obra qualificada priorizando que todo o processo de produção seja mais sustentável e menos agressivo ao meio ambiente.

Case

Quando se fala em histórico de inovação e marca de referência no mercado, quem se destaca é a rede de acessórios de higiene e beleza Orgânica Body&Spa, atuante há mais de 30 anos tendo como início de sua trajetória o plantio de buchas vegetais em uma propriedade rural em Avaré, estado de São Paulo.

A inovação na apresentação do produto desenvolvido pela marca, resultou no reconhecimento da marca, fazendo com que conquistasse o mercado de forma visionária modificando a forma tradicional da bucha em pedaço e criando vários modelos inovadores como: lava costas com refil, bucha smart para lavar louças e buchas atoalhadas.

A rede também desenvolveu produtos de marca própria para o mercado B2C e atualmente contém o maior portfólio de acessórios de banho do mercado desde 2005. Essa constante evolução gerou grandes parcerias de longo prazo com varejistas como Big, Droga Raia, Oba, GPA, Carrefour, Mambo, Saint Marche entre outros.

A valorização e cuidado em cada etapa de desenvolvimento da marca, fez com que se potencializasse ainda mais com o passar dos anos, estreitando o relacionamento com o mercado e acarretando a aceitação dos produtos. Nasceu então em 2016 a marca própria, com produtos exclusivos e quiosques nos principais shoppings de São Paulo.

“Com o crescimento na demanda por bem-estar e cuidados utilizando produtos veganos, procuramos sempre alinhar nosso portfólio e atualizar nossos produtos para atender as expectativas, com foco no desenvolvimento e criação de novos produtos, como acessórios para corpo e cosméticos veganos, dando continuidade ao sonho de evoluir com excelência”, explica João Galhardi, diretor de marketing e expansão da marca.

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