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ALECE lança sistema de Ouvidora da Rede Participar Brasil

Ouvidoria Assembleia Legislativa do Ceará
A missão da RPB é disponibilizar soluções que integrem toda a comunicação estratégica integrada de empresas e instituições.
Ouvidoria Assembleia Legislativa do Ceará
A missão da RPB é disponibilizar soluções que integrem toda a comunicação estratégica integrada de empresas e instituições.

Com o objetivo de melhorar a comunicação entre o público externo e o Poder Legislativo, dando mais transparência e agilidade às demandas, será lançado nesta quarta-feira, 15, o novo sistema de Ouvidoria da Assembleia Legislativa do Ceará. O lançamento da plataforma ALECE + Transparência ocorre às 15h, Auditório Murilo Aguiar. A transmissão será feita pelo canal do You Tube da Assembleia.

A Assembleia Legislativa do Ceará é carinhosamente chamada de Casa do Povo, incentiva a participação da sociedade na atividade legislativa e, para isso, dispõe de canais de interação com o cidadão, como é o caso da Ouvidoria Parlamentar. Para cumprir bem com este papel utiliza ferramentas de comunicação que favorecem o alcance deste objetivo.

A Ouvidoria Parlamentar da ALECE foi criada em 2007 e, no decorrer dos anos, passou por algumas atualizações para melhorar o atendimento ao público. Agora, diante da necessidade de adequação ao que prevê a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) e de melhorar o serviço prestado ao público externo, a Assembleia optou pela implantação do sistema da Rede Participar Brasil de Tecnologia.

Isabel Chaves Cavalcante, assessora da Ouvidoria Parlamentar, informa que o mandato do ouvidor e deputado Walter Cavalcante está sendo bastante atuante em busca de melhorias para a Assembleia, colocando-a entre os principais órgãos da Casa do Povo.

“No mandato do atual ouvidor, deputado Walter Cavalcante, com toda a atenção e o suporte do presidente Evandro Leitão, a ouvidoria está passando por melhorias significativas que a colocam como um dos principais órgãos da Casa do Povo, na medida em que é o canal de comunicação entre a sociedade e o Parlamento Cearense e o principal canal de acesso ao Novo Portal da Transparência”, informou a assessora parlamentar.

Isabel Chaves Cavalcante informa anda que a grande necessidade da implantação de uma Ouvidoria se dá pela importância de um sistema operacional próprio e digitalizado, uma vez que todo o trabalho era realizado manualmente, demandando muito tempo para o retorno e, em alguns, casos ocorrendo a perca de demandas.

Com o sistema operacional da Rede Participar, a comunicação com o publico interno e, principalmente com o publico externo, melhora consideravelmente. O atendimento fica mais célere, objetivo e transparente, na medida em que o demandante poderá acompanhar em tempo real toda a tramitação de seu processo. Com isso, a credibilidade também aumenta”, informa.

Questionada sobre as expectativas em relação a implantação do novo sistema de Ouvidoria, Isabel Chaves Cavalcante informa que elas são as melhores, já que a a busca pela melhoria do serviço prestado é incansável. A assessora fala ainda que a escolha do sistema da Rede Participar Brasil se deu por referências de bons serviços prestados a outras instituições.

“A escolha do sistema da Rede Participar foi baseada na experiência de outras instituições que adquiriram mencionada ferramenta. A Ouvidoria de Caucaia, por exemplo, apresenta ótimos resultados tanto no que se refere ao manuseio do sistema como na comunicação entre as ouvidorias setoriais, além da melhoria da interação da gestão com a sociedade. O diferencial do sistema da Rede Participar está no suporte técnico que será dado durante toda a vigência do contrato, assim como a customização de acordo com as necessidades apresentadas pela Ouvidoria Parlamentar”, revela.

A comunicação da Ouvidoria Parlamentar com o público, antes da aquisição do sistema, era mais lenta pois o cidadão, independente do canal de acesso utilizado, precisava esperar pelo protocolo da demanda feito de maneira manual.

Além disso, o acompanhamento da tramitação do processo, sendo manual, também era mais lento, além de que o cidadão precisava ficar aguardando as informações mediante e-mail ou ligação telefônica, sem a oportunidade de acompanhar o seu processo em tempo real.

Através da CI Digital, tecnologia da Rede Participar Brasil, o sistema também irá realizar a gestão da comunicação interna de forma digital.