Conteúdo Patrocinado
Anúncio SST SESI

Avanço dos pagamentos digitais no Brasil em 2021

Estudo revela aumento significativo no uso de pagamentos digitais no Brasil, com mudanças marcantes no comportamento do consumidor.
A pesquisa ouviu cerca de 2.000 adultos brasileiros de cinco diferentes gerações, entre 18 e 74 anos de idade. (Foto: Rodnae Productions/Pexels)

O relatório Pace Pulse 2021, conduzido pela FIS (NYSE: FIS) em parceria com a Ipsos, revela uma transformação no uso de pagamentos digitais no Brasil. Cerca de 47% dos brasileiros reduziram o uso de dinheiro em espécie, um salto em relação ao ano anterior.

Evolução do Comportamento de Pagamento

Em outubro de 2020, 36% dos brasileiros já haviam diminuído o uso de dinheiro ou cheques. Essa tendência se fortaleceu em agosto de 2021, atingindo 47%. Os pagamentos sem contato, por exemplo, cresceram de 28% para 40% em um ano.

Preferência Crescente por Pagamentos Digitais

Os pagamentos online e via aplicativos móveis também registraram um aumento, indo de 46% em 2020 para 52% em 2021. Além disso, 31% dos consumidores passaram a usar mais frequentemente os QR Codes para transações.

Opinião de Especialista

Marcelo Góes, Head de Soluções e Produtos da FIS para América Latina, destaca a mudança no relacionamento do brasileiro com suas finanças. “A conveniência, agilidade e segurança são prioridades para o consumidor moderno,” afirma Góes.

Variação no Uso de Bancos Digitais

Um aumento no uso de internet e mobile banking foi observado em todas as faixas etárias, exceto entre os Baby Boomers. A geração Z e os Millenials demonstraram um aumento na preferência por plataformas digitais em comparação com agências físicas.

Novos Relacionamentos Bancários

O estudo também aponta que 58% dos participantes iniciaram um novo relacionamento bancário nos últimos 12 meses, sendo a maioria com bancos digitais. A busca por melhores benefícios e serviços exclusivos são os principais motivos para essa mudança.

Predominância dos Cartões de Pagamento

Os cartões continuam sendo o método principal de pagamento para 81% dos entrevistados, com uma crescente preferência por isenção ou baixas taxas bancárias. Curiosamente, a preferência por recompensas por cashback caiu de 33% em 2020 para 15% em 2021.

Necessidades Bancárias em Evolução

A demanda por pagamentos mais rápidos e eficientes aumentou, com 21% dos consumidores expressando a necessidade de transações quase em tempo real. Este aspecto destaca a evolução contínua das expectativas dos consumidores em relação aos serviços bancários.

Reflexões Pós-Pandemia

A pandemia acelerou várias mudanças, especialmente no digital. Pós-pandemia, 36% dos entrevistados priorizaram ter um fundo de emergência, refletindo uma mudança nas prioridades financeiras.

Marcelo Góes ressalta que as instituições financeiras estão se adaptando rapidamente a essas novas realidades. “A modernização e o conhecimento do perfil variado dos consumidores são fundamentais para o futuro dos negócios financeiros”, conclui Góes.

Este estudo revela uma clara tendência de crescimento em transações digitais e online no Brasil, refletindo uma mudança significativa no comportamento dos consumidores e nas operações bancárias.

Confira nossos canais
Siga nas Redes Sociais
Notícias Relacionadas