Pesquisar
Close this search box.
conteúdo patrocinado

Com serviços de tecnologia e educação do SENAI/CE, Bondinho de Ubajara será inaugurado na próxima sexta-feira

O Plano de Atendimento a Emergências em Altura foi elaborado pela equipe da Unidade de Inovação e Tecnologia (Unitec) do SENAI Ceará, por meio do Instituto SENAI de Tecnologia (IST)

Após 5 anos sem funcionar, o teleférico de Ubajara será inaugurado na próxima sexta-feira (7/1). O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI Ceará) teve participação importante no processo de requalificação do equipamento, com elaboração e execução do Plano de Atendimento a Emergências em Altura.

O Plano de Atendimento a Emergências em Altura, elaborado pela equipe da Unidade de Inovação e Tecnologia (Unitec) do SENAI Ceará, por meio do Instituto SENAI de Tecnologia (IST), prevê as ações a serem executadas por colaboradores do teleférico e bombeiros no resgate dos usuários, quando necessário, dentro de parâmetros de segurança.

“Todo o trabalho foi feito de acordo com parâmetros de segurança em conformidade com as Normas Técnicas vigentes no Brasil”, detalha o Gerente do IST, Carlos Mesquita. A entrega do SENAI, que também incluiu revisões gerais, contribuiu para a obtenção da licença necessária para funcionamento do bondinho, como é conhecido.

conteúdo patrocinado

O Diretor Regional do SENAI Ceará, Paulo André Holanda, destaca a importância da parceria entre o SENAI e o Governo do Estado, por meio da Secretaria do Turismo do Ceará. “Nossa parceria com o Governo do Estado está dando muitos frutos em diversas áreas. Junto com a Setur e o Secretário Arialdo Pinho, executamos esse trabalho extremamente relevante para as pessoas de Ubajara, para os cearenses e para o turismo e economia do estado do Ceará. Agradecemos também ao Prefeito de Ubajara, Renê Vasconcelos, e sua equipe, pela parceria. Com as orientações e o apoio do Presidente da FIEC, Ricardo Cavalcante, estamos sempre à disposição, com a expertise do SENAI, para apoiar o Governo do Estado e as prefeituras no impulso ao desenvolvimento”, afirma.

Como parte do Plano, o SENAI Ceará também promoveu o curso de NR-35 – Trabalho em Altura, de 24 horas/aula, para colaboradores do teleférico. Eles aprenderam, entre outros assuntos, a analisar risco e condições impeditivas; medidas de prevenção e controle; medidas de proteção coletiva e individual contra queda de pessoas e materiais; seleção, inspeção, conservação e limitações de uso de equipamentos de proteção individual para trabalho em altura; acidentes típicos em trabalhos em altura; condutas em situações de emergência, incluindo noções de técnicas de resgate e de primeiros socorros; prática de descida por rapel e prática de subida por corda.

O Plano de Atendimento a Emergências em Altura orienta procedimentos como: articulação com o corpo de bombeiros mais próximo para treinamentos e definições; treinamento da equipe do teleférico como brigadistas; disponibilização de mapas visuais de instrução aos usuários determinando ponto de encontro e demais instruções em caso de sinistro e de kits de primeiros socorros nas duas estações; e material para resgate, incluindo cordas, kit trabalho em altura, maca, cintos, talabarte, etc.

Foram investidos R$9,8 milhões para modernizar a estrutura do bondinho. A obra conta com renovação das cabines; recuperação da estrutura metálica da estação superior; modernização das estruturas e equipamentos eletrônicos e mecânicos. O equipamento fica localizado a 264 km da Capital Fortaleza, em uma Unidade de Conservação Federal de Proteção Integral. O parque se estende para além de Ubajara, chegando também a Tianguá e a Frecheirinha.

conteúdo patrocinado

MAIS LIDAS

conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado