Durante a pandemia, o setor de bares e restaurantes oi um dos mais afetados, especialmente durante os períodos de lockdown. Com o avanço da vacinação e o retorno ao funcionamento integral dos estabelecimentos, o setor renova os ânimos para uma recuperação mais expressiva.
De acordo com uma pesquisa nacional da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel-SP), realizada em outubro, 79% dos donos de bares e restaurantes acreditam que as vendas devem aumentar.
A reabertura dos estabelecimentos trouxe uma expectativa positiva de que tudo voltará a ser como era antes, mas, apesar das projeções otimistas, o momento ainda é delicado.
A hora agora é de traçar estratégias para aproveitar a oportunidade de recuperação e consolidação dos negócios. Nesse sentido, é importante manter atenção às novidades do mercado, para estar à frente na experiência do cliente, aumentar a fidelização e as vendas.
Pensando nisso, João Quintella, CEO e fundador da Liuv, foodtech de soluções digitais para bares e restaurantes, elenca algumas dicas podem garantir uma retomada mais fácil e bem-sucedida, depois de um período de tantas instabilidades.
Confira as dicas apontadas como fundamentais para essa retomada:
1. Digitalização e aceleração são o novo normal
Ser digital é a nova tendência e a pandemia da Covid-19 acelerou ainda mais esse processo. É importante que os estabelecimentos ofereçam serviços digitais, especialmente aqueles que, além de representarem facilidades e maior qualidade no atendimento, também sejam uma forma de prevenção ao Coronavírus.
2. Controle seu CMV
Existem muitos estabelecimentos que ainda não têm o próprio controle do custo de mercadoria vendida e isso torna o dia a dia da gestão do negócio muito mais complexa. Ter uma plataforma de gestão que auxilie no controle dos produtos mais vendidos, do ticket médio do negócio, entre outros indicadores, ajuda o empreendedor a gerir de melhor forma o negócio e até a produzir estratégias mais certeiras de marketing.
3. Otimização dos fluxos
O ‘novo normal’ trouxe aceleração no dia a dia do consumidor. Hoje ele quer sentar, consumir e pagar de maneira mais rápida. É importante que o estabelecimento esteja ciente disso e se organize para conseguir girar as mesas, diminuir as filas e prestar um bom atendimento. Assim, é possível ter um volume maior de clientes, aumentar as vendas e oferecer bons e rápidos serviços para que todos saiam satisfeitos.
4. Ter sempre os protocolos de prevenção em mãos
Cumprir os protocolos de prevenção à Covid-19 faz com que todos se sintam seguros e queiram retornar sempre ao seu bar ou restaurante.