Pesquisar
Close this search box.
Publicidade
X
Publicidade
X
Publicidade

Sabe o que é nearshore? Ela pode ser a nova tendência do setor logístico

A ideia principal do nearshore é descentralizar a dependência de um único país, especialmente em cenários de incerteza. Foto site DHL
A ideia principal do nearshore é descentralizar a dependência de um único país, especialmente em cenários de incerteza.  Foto site DHL
A ideia principal do nearshore é descentralizar a dependência de um único país, especialmente em cenários de incerteza. Foto site DHL

Você sabe o que Nearshore? Muito utilizado pelas empresas de tecnologia, o termo nearshore consiste na terceirização de serviços de TI em países estrangeiros, mas com características em comum, se beneficiando de aspectos culturais e de fusos horários similares.

A pandemia chacoalhou o mercado de comércio exterior e fez vários players repensarem a logística internacional. A dependência exclusiva da China como o principal fornecedor, somada à nova realidade de custos dos fretes, provocou questionamentos e reacendeu a pauta de nearshore como forma de evitar a quebra da cadeia logística e garantir preços mais competitivos.

Mas, como este conceito se aplicaria ao mercado de “supply chain” (cadeia de mantimentos) e em qual velocidade? De acordo com Rafael Dantas, diretor comercial da Asia Shipping, este movimento pode acontecer no prazo de dez anos, envolvendo investimentos superiores a US$ 1 trilhão de dólares dos principais importadores mundiais.

As empresas que optarem pelo nearshore terão que reunir Know-how e tecnologia de ponta para propiciar fluidez, eficiência e segurança que os processos logísticos requerem. Segundo o executivo, o nearshore está na pauta do setor e pode ser uma tendência a partir do momento que os investimentos saírem do papel.

A principal vantagem seria contar com fábricas regionalizadas para atender uma demanda local, evitando rupturas na cadeia logística, como ocorreu com a China durante a pandemia de Covid-19. Segundo o executivo, a ideia principal do nearshore é descentralizar a dependência de um único país, especialmente em cenários de incerteza.

M Dias Brancoconteúdo patrocinado