Com o objetivo de promover uma maior articulação entre empresários, pesquisadores e gestores públicos, o Instituto Iracema Digital iniciará no próximo dia 03 de Fevereiro a 3ª edição da Escola de Verão em Inteligência Artificial (EVER).
Durante os 3 dias de evento, que se inicia nessa quinta-feira, 3, e segue até o sábado, 5, os participantes poderão aprender sobre desenvolvimento sustentável, tecnologias de última geração, alterações sociais em um contexto tecnológico e os desafios do mundo pós-pandêmico.
O Evento conta com o apoio da plataforma Trends-CE e UniFanor Wayden. Para o presidente do instituto, Ricardo Liebmann, a importância de debater tais temas está na divulgação e no estímulo ao conhecimento para avaliação de impactos e a descoberta de como lidar com as novas tecnologias da melhor forma possível.
“Muitas delas já estão provocando grandes transformações na sociedade. O evento visa também e, com muita ênfase, nos conhecermos cada dia melhor e aperfeiçoarmos as muitas formas de interação entre todas as nossas inteligências espalhadas nesse Ceará em seus vários campos de atuação, assim como aprender com grandes cientistas e pensadores destes temas, daqui e de fora trazidos como palestrantes”, explica.
A primeira edição da Escola de Verão em Inteligência Artificial, em Janeiro de 2020, teve sucesso absoluto de público. Em fevereiro de 2021, em meio a pandemia, a EVER em IA passou por diversas alterações para se adequar às restrições exigidas no período, porém contou com um grande número de envolvidos, inclusive, pessoas de outros países e diversos estados do Brasil.
A expectativa é que, na 3ª edição, encontra-se uma comunidade cearense cheia de integração, educação e interesse empresarial que unirá diferentes setores como startups e o próprio governo. “Os hubs de inovação cresceram em todo o estado. Tudo isso será trabalhado para o sucesso da 3ª EVER em IA. Naturalmente, isto nos permitiu criar um evento maior e mais espetacular”, orgulha-se, Ricardo Liebmann.
A Escola de Verão em Inteligência Artificial se destina a um público amplo, estudantes, professores de TICs, gestores de empresa, investidores de startups, cientistas de inteligência artifical, aqueles que desejam conhecer o ecossistema de inovação em TIC no Ceará e qualquer pessoa que deseje angariar conhecimento em alguma das áreas discutidas neste ano.
O Iracema Digital surgiu ao perceber-se no Ceará uma distribuição de pobreza em paralelo a uma boa base de estudantes nas redes públicas, uma boa qualidade do ensino superior científico e com o cinturão digital da ETICE levando banda larga para todo o estado. Ou seja, era um local de grande potencial para desenvolvimento social e tecnológico.