Pesquisar
Close this search box.
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Conheça Marcos Hirano: o novo colunista da editoria de Inovações do ENB

A partir desta segunda-feira, 14, o Economic News Brasil dá inicio a apresentação do seu time de colunistas corporativos, que trarão, diariamente, temas voltadas para os mais variados segmentos econômicos e de negócios. A contribuição deles é fundamental para que o ENB expanda e leve informação de qualidade e de confiabilidade para um número maior de pessoas.

A proposta do Economic News Brasil é levar aos leitores um conteúdo diferente, atemporal e voltado para o empreendedorismo e para a gestão de negócios. Por meio desses conteúdos, os leitores podem encontrar um suporte de conhecimento em informações fundamentais para o seu negócio ou sua área de atuação.

Para falar sobre um assunto relativamente novo, mas que tem chamado a atenção de muitas empresas e instituições, o Administrador de Empresas e Analista de Sistemas, Marcos Hirano, escreverá a coluna cuja temática é Inovações. Com mais de 20 anos de experiência em gestão de equipes multidisciplinares, estratégia, finanças e operações, Hirano foi gestor de TI em ambientes de missão crítica de grandes empresas por mais de 15 anos.

Publicidade

Nos últimos 20 anos, o Administrador e Analista de Sistema atuou na gestão de negócios em grandes corporações, nacionais e multinacionais, com desafios de desenvolver soluções criativas para problemas diversos, sejam para as próprias empresas em que atuei ou para seus clientes. Mais especificamente, nos últimos 6 anos, tem se dedicado a se aprofundar mais diretamente para abordagens metodológicas para Inovação.

“Trabalhei para disseminação de informação e conhecimento por meio da realização de eventos no Ceará e São Paulo e programas para Educação formal e informal, produção de conteúdo online escrito e em vídeo, tendo arriscado durante a pandemia, brincando de Youtuber, disponível nos canais da B2INN – Business to Innovation. E tenho ajudado empresas a reorganizar e transformar seus negócios, juntamente com alguns sócios na SHIFT Studio e também empreendendo em setores como biotecnologia, TI e economia criativa”, informa o novo colunista.

Atualmente, o Marcos Hirano tem procurado ajudar pessoas e empresas por meio da cultura de inovação, empreendedorismo e futurismo. O profissional foi convidado para fazer time do ENB pela Diretora Institucional, Aletéia Lopes, e afirma estar muito entusiasmado em ter a oportunidade de repassar seus conhecimentos, principalmente por se tratar de um assunto tão novo e desbravador. “Agradeço o convite feito por Aletéia Lopes e espaço aberto por Jackson Pereira Jr. para compor o time de colunistas da Economic News Brasil e me conectar com seus leitores e seguidores”, informou.

“Sinto-me honrado de estar ao lado de grandes nomes para compartilhar informação, conhecimento e experiências dentro de uma área de atuação que não é nova, afinal desde os primórdios da humanidade a inovação acontece, mas que tem atraído a atenção de empresas, gestores, empreendedores e profissionais, sobretudo nos últimos 20 anos, com o desenvolvimento e popularização das tecnologias digitais, da mobilidade e das abordagens de design centrado nos humanos (human centered design)”, relata o colunista.

Marcos Hirano informa ainda que também espera ter a chance de interagir e receber retorno sobre visões, anseios, expectativas e até mesmo dores e desafios que as pessoas têm enfrentado, para promover reflexões e debates relevantes, que possam contribuir para o fortalecimento da comunidade.

Normalmente quando se fala em Inovação, logo vem à mente as tecnologias digitais do mundo high tech. Questionado sobre o que o leitor pode esperar da sua coluna, Hirano afirmou que essa, com certeza, é uma pauta frequente em suas colunas. Segundo ele, a inovação tem tudo a ver com pessoas, pois se uma inovação não estiver a serviço delas, pode até ser uma invenção interessante, mas corre o grande risco de não ter um benefício prático.

“Então os nossos leitores podem esperar visões múltiplas, diversas e inclusivas sobre como as Inovações estão sendo desenvolvidas no mundo, tanto para negócios da dita ‘economia real’, quanto da economia digital, bem como inovações sociais que têm contribuído para levar transformação para os menos favorecidos. Um outro tópico que quero trazer para a coluna é o de futurismo, que contribui no desenvolvimento de habilidades para vislumbrarmos o mundo no longo prazo, na identificação de sinais que podem apontar tendências para prospecção de futuros possíveis, plausíveis, prováveis, desejados, no que se tem chamado de alfabetização para futuros, sendo totalmente conectado com o assunto chave da coluna”, conclui.

conteúdo patrocinado

MAIS LIDAS

conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado