A chegada da tecnologia 5G no Brasil, prevista para até julho deste ano, já está causando impacto no funcionamento dos data centers e a necessidade de capacitação de mão de obra é crucial nesse momento: um período marcado pelo aumento de dados criados pelo uso da Internet das Coisas (IoT), da realidade virtual e aumentada ou do próprio Big Data, sem contar o crescimento de usuários conectados às redes.
Como reflexo da qualidade de seus serviços, o SENAI Ceará já oferece qualificação para as novas funções demandadas pelo mercado da tecnologia.
A Gerente de Educação do SENAI Ceará, Sônia Parente, destaca a antecipação do SENAI quanto à educação profissional dos técnicos que serão absorvidos pelo mercado. “Todo esse diferencial de profissionais que estão sendo exigidos no mercado para atender a demanda do 5G, o SENAI Ceará já oferece cursos profissionalizantes no nível técnico, de qualificação, para atender a todas essas demandas, seja do profissional que deseja ingressar no mercado de trabalho ou das empresas de telecom que querem aumentar a mão de obra. O SENAI Ceará também oferece cursos para os funcionários das empresas e está pronto para contribuir com as indústrias para esse crescimento voltado para o 5G”, ressalta a gestora.
Confira alguns cargos demandados pelo 5G:
- Engenheiros para construções de redes;
- Engenheiros eletricistas;
- Engenheiros no geral;
- Técnicos em telecomunicações;
- Administradores de redes;
- Analistas de dados;
- Cientistas de dados;
- Especialistas em Big Data;
- Especialistas em Marketing Digital;
- Especialistas em IoT (internet das coisas);
- Segurança da Informação;
- Desenvolvedores de software e aplicações.
Para mais informações sobre os cursos disponíveis pelo SENAI Ceará clique AQUI.