A tecnologia está cada vez mais associada à economia. Prova disso é o aumento do número de bancos digitais, bem como dos seus usuários. Uma pesquisa recente divulgada pelo Valor Econômico mostrou que os bancos digitais são a preferência dos brasileiros.
O resultado dessa pesquisa é justificada pelo fato de hoje, no Brasil, o número de contas digitais ser maior do que o número de habitantes. Ou seja, uma única pessoa possui mais de uma conta digital. Dados da startup idwall, especializada em autenticação digital, também trazem estatísticas em relação às contas digitais.
A empresa revelou que existem cerca de 250 milhões de contas digitais abertas no Brasil, cuja população é pouco maior do que 211 milhões de habitantes. Somente no ano de 2021, a plataforma registrou uma abertura de 115 milhões de novas contas digitais no Brasil.
Apesar do alto crescimento, a pesquisa mostra que o problema de desbancarização no Brasil ainda não está resolvido. Cada vez mais pessoas acumulam um número maior de contas: em 2021 eram 3,9 por pessoa, quase o dobro de dois anos antes.
A experiência do usuário na hora da abertura da conta é o indicador mais relevante ultimamente. A plataforma entregou essa semana o resultados de avaliação do processo de cadastro e onboarding de 41 instituições. Na categoria de Challenger Banks (bancos nascidos digitais), o Nubank parece em 1º lugar. Na categoria Bancos (empresas mais tradicionais) aparece o Banco Bari na primeira colocação; e na categoria Carteiras Digitais (Wallets), o Picpay aparece como o favorido dos brasileiros.