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Será que o varejo está preparado para vender em 2022?

A Semana do Consumidor é um dos eventos mais importantes para o varejo. Neste ano, ela acontece entre 14 e 20 de março, em celebração ao Dia do Consumidor, comemorado no Brasil no dia 15 do mesmo mês. Tradicionalmente, movimenta um bom volume de vendas, movido por descontos e promoções.

No entanto, o evento deste ano acontece em um momento no qual o comportamento do consumidor passa por grandes transformações, assim como o próprio mercado varejista, que segundo a especialista em varejo, Camila Salek, vive um momento de um novo renascimento.

Segundo ela, o “novo varejo” hoje está centrado na relação das marcas com os consumidores, na qual princípios como conteúdo, engajamento, interação, mídia e socialização consolidam experiências imersivas. “Enquanto espaço de conexão direta com o consumidor, a loja física precisa ser um espaço vivo, com renovação de experiências e diálogo. E o grande desafio é levar isso para o mundo virtual”, diz a especialista.

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Conhecida como a “Black Friday do primeiro semestre”, a data estimula os consumidores a ir às compras pelos diversos canais de venda. De acordo com a pesquisa da All iN Social Miner, feita em parceria com a Opinion Box e a Bornlogic, os consumidores estão se preparando para a ocasião.

De acordo com o levantamento, 42% dos consumidores entrevistados têm intenção de ir as às compras na data, 16% não pretende consumir nada e 42% ainda não sabem se irão aproveitar as oportunidades da data. Quando questionados sobre quais são as motivações que os levarão a aproveitar as ofertas, 58% disseram que pretendem comprar itens de necessidade com melhor preço, enquanto 56% demonstraram preferência por objetos de desejo com melhor valor.

Preparo para embolsar os lucros

Camila diz que o sucesso de uma data sazonal bem-sucedida em vendas está ligado a um ponto importante: o planejamento. “É preciso trabalhar um cronograma prévio, considerando todos os passos do seu desenvolvimento, como a criação da estratégia e conceito visual da campanha, instalação de materiais nas lojas físicas, e manutenção e acompanhamento da ativação”, aponta a especialista.

Desta vez, por conta do cenário macroeconômico, com taxas de juros na casa dos 10%, inflação em escalada e crédito mais caro, assim como aponta a pesquisa, Camila também acredita que o consumidor estará um pouco mais seletivo e consciente, por isso a importância de adotar estratégias certeiras para garantir as vendas.

Para a especialista, é preciso exercer a criatividade e fugir dos padrões para fazer a diferença em um momento no qual o varejo como um todo está focado na mesma vibe.

Compras online

Muita gente vai optar pelo canal online para fazer suas compras na Semana do Consumidor. Segundo levantamento realizado pela plataforma Shopee, que ouviu mais de mil pessoas de todas as regiões do país, 68% dos consumidores brasileiros têm a intenção de realizar suas primeiras compras on-line na data. Mais de 80% sinalizaram que pretendem comprar em marketplaces.

“Isso mostra que a loja física não é o único ponto de contato do varejo com seus consumidores. Por isso, hoje em dia não é mais possível isolar o varejo físico e on-line. É preciso ativar campanhas em ambos os canais, buscando sempre a integração. Isso é crucial para o sucesso das vendas”, afirma Camila.

Atendimento humanizado

Mais do que garantir a venda durante o período de liquidação, é preciso construir o relacionamento que vai favorecer as vendas no médio e longo prazo, diz a especialista. Para isso, vários processos são importantes, segundo ela. “O preparo da equipe para usar a escuta ativa, tratar os consumidores com respeito, humanização e colaboração é um deles”, pontua Camila.

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