Pesquisar
Close this search box.
Publicidade
Publicidade
X
Publicidade
X

O setor de consórcios comemora 60 anos de atividade na economia brasileira

(Foto: Sora Shimazaki/Pexels)

Presente em diversos segmento, o setor tem outros motivos para comemorar, além de sua longevidade. Seus resultados em 2021 contrariam as incertezas do cenário econômico e registram recordes históricos, contribuindo significativamente na retomada dos negócios nos setores: industrial, de comércio e de serviços.

“No balanço anual, a modalidade bateu recordes históricos e demonstrou sua capacidade de crescer além das expectativas, quando comparada a outros setores”, explica Paulo Roberto Rossi, presidente executivo da ABAC Associação Brasileira de Administradoras de Consórcios.

Um exemplo pode ser observado no setor de motocicletas, onde a média mensal de contemplações proporcionou aquisição de uma moto a cada duas comercializadas no mercado interno. No segmento automotivo, onde sua tradição é mais formal, um a cada três veículos leves vendidos no país em 2021, foi através do consórcio.

Publicidade

Outro seguimento no qual a modalidade vem ganhando terreno é o de veículos pesados. Um a cada quatro caminhões negociados foram adquiridos por consórcio, ampliando ou renovando as frotas no setor de transportes.

De janeiro a dezembro de 2021, o acumulado de vendas atingiu o recorde histórico de 3,46 milhões de novas cotas, com crescimento de 14,6% sobre as 3,02 milhões de adesões de 2020. Os negócios também bateram recorde, ao alcançar a marca dos R$ 222,26 bilhões, 35,8% acima dos R$ 163,63 bilhões apurados no mesmo período do ano anterior.

Consórcio

É um sistema de compra parcelada e programada de um bem onde um grupo de participantes organizados por uma empresa administradora rateiam o valor do bem desejado pelo número de meses de parcelamento deste bem. Também é conhecido com uma reunião de pessoas físicas e/ou jurídicas, em grupo fechado, promovido por uma Empresa administradora, com a finalidade de propiciar aos seus integrantes a aquisição de bem ou conjunto de bens por meio de autofinanciamento.

De acordo com a periodicidade definida, o grupo financia a entrega de um número reduzido de bens para um conjunto reduzido de consorciados, chamada de contemplação, através de duas formas distintas: sorteio e lance. No sorteio, um dos consorciados é contemplado a partir de uma escolha aleatória entre os membros do grupo e no lance, os consorciados informam quantias (lances) a serem pagas para conseguir o crédito. O consorciado que tiver o maior lance conquista o crédito devido para a compra do bem. Cabe salientar que uma vez contemplado, seja por meio de sorteio ou por meio de lance, o consorciado não terá mais direito a novas contemplações dentro do mesmo grupo.

Fonte: Wikipedia/Gazeta da Zona Norte/SP

conteúdo patrocinado

MAIS LIDAS

MAIS LIDAS

conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado