Pesquisar
Close this search box.
Publicidade
Publicidade
X
Publicidade
X

Tendências de Cores para o ano de 2022 e o que elas refletem – Por Mônica Albuquerque

*Coluna por Mônica Albuquerque, 19/03/2022

No mundo da moda, a cada ano, ouvimos falar das tendências de cores que vão ‘bombar’ nas próximas temporadas e, claro, há sempre uma grande expectativa com relação a algumas delas. As previsões de cores para 2022, foram anunciadas no ano anterior, tanto pela Pantone (referência mundial, que há mais de 16 anos influencia diretamente na definição da Cor do Ano), como também se configuraram nos desfiles de alta costura em 2021.

O fato é que, em tempos de incertezas e grandes transformações, é importante equilibrar o desejo por novidades (que considero ser um dos fatores que move a indústria da moda), com a necessidade de familiaridade, tão importante em tempos de instabilidades e constantes mudanças, como estamos vivendo nestes últimos anos.

Publicidade

De onde surgem as tendências de cores

A Cor do Ano Pantone, muitas vezes é um reflexo de algo que está acontecendo no mundo (na sociedade, economia, política),  ou melhor, em nossa cultura global, expressando o que as pessoas estão desejando naquele momento, através daquela cor e o que podem esperar em resposta às suas expectativas.

Vale lembrar que a cor Pantone é escolhida com base em diversos estudos. São meses de dedicação na tentativa de interpretar os fatos e movimentos pelo mundo afora, o que envolve pesquisas ligadas a vários cenários, sejam culturais, de tendências, além de buscar descobrir quais os sentimentos e expectativas do público em cada lugar, em cada país.

Se avaliarmos tais apostas a seguir, perceberemos que se trata de algo que as pessoas estão em busca, depois de tantas perdas e mudanças em suas vidas, após o período crítico vivido com a Pandemia da Covid-19.

Tendências e apostas de cores para 2022

As apostas e tendências de cores vem com alto astral e fazem referência à natureza.  Podemos destacar para o ano de 2022 os tons de verde, amarelo e azul, por exemplo, que transmitem equilíbrio, regeneração, inovação, racionalidade e confiança. Já os tons mais vibrantes e chamativos como o laranja e rosa, que aparecem também nesta temporada, e que conferem um ar de força, otimismo e emoção.

Podemos destacar ainda, como uma cor protagonista do ano 2022, a chamada “Orchid Flower”, que foi eleita pela WGSN (empresa referência  no quesito tendências de moda no mundo), e pela Coloro (maior autoridade em cores). Um tom de magenta (próximo do pink), sendo que mais escuro, porém versátil e que passa muita energia. Vale ressaltar que recentemente a grife Valentino, foi destaque na PFW (Paris Fashion Week) com seu desfile de outono/inverno 2022, com um total 81 looks monocromáticos, sendo 41 deles em rosa pink.

A Cor do Ano 2022 eleita pela Pantone: Very Peri

Ela foi eleita como a ‘Cor do Ano’ pelo Instituto de Cores Pantone, que já mencionei aqui, que é referência mundial em consultoria de cores. A Pantone possui um sistema que cria uma linguagem padrão de cores, ou seja, uma cartela de tonalidades que são usadas como referência para no mundo todo em diversas áreas, como indústria gráfica, indústria têxtil e do vestuário, moda, beleza, decoração, etc.

A cor Very Peri, além de estimular a criatividade, traz dinamismo e esse tom é uma mistura de tons de violeta avermelhado com um azul dinâmico, assim como foi anunciado pela Pantone, resultando em um tom de violeta, que remete à  espiritualidade.

Pantone anuncia ‘Very Peri’ como cor de 2022 — Foto: Divulgação

Diante das tendências de cores citadas acima, e dos acontecimentos que permearam o mundo nos dois últimos anos, podemos observar uma forte anseio por parte das pessoas em geral, por um contato maior com a natureza (verde), uma necessidade de se reinventarem, de estarem mais próximas umas das outras, de trazerem mais alegria pra o dia a dia (amarelo), e que direta ou indiretamente, influenciaram nas cores tendências que foram anunciadas para o ano de 2022.

Grande abraço e até a próxima semana!

**Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do ENB.

conteúdo patrocinado

MAIS LIDAS

MAIS LIDAS

conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado