Conteúdo Patrocinado
Anúncio SST SESI

Alta do combustível faz aumento do frete chegar a 29%

(Foto: Tima Miroshnichenko/Pexels)

A Petrobras anunciou reajuste de quase 25% no diesel. Para o transportador, trata-se de mais uma mudança para uma situação que é crítica. O efeito é fruto da guerra entre a Rússia e a Ucrânia e eleva o preço do barril em proporções enormes, com impacto especial no diesel.

Recentemente, o Conselho Nacional de Estudos em Transporte da NT&C Logística (Conet) manifestou-se por nota e afirmando a necessidade da atualização do preço do frete em razão dos últimos aumentos. “O aumento de hoje do preço do diesel, da ordem de 24,9%, acarreta a necessidade de reajuste adicional no frete de, no mínimo, 8,75%, fator este que deve ser aplicado emergencialmente nos fretes, acumulando um reajuste total de 28,96% na carga fracionada e 28,82% na carga lotação. A NT&C Logística reitera a importância do transportador negociar a inclusão nos contratos antigos e colocar nos novos contratos um gatilho para os aumentos do diesel”, diz parte do texto. O diesel é um dos maiores custos nos insumos da atividade de transporte.

Fatalmente, como já previsto por especialistas de logística, quem vai pagar a conta é o consumidor, já que as empresas de transporte terão que repassar o efeito da alta em cascata. Assim, a aplicação de soluções tecnológicas para automatizar e acelerar os processos das empresas de transporte de cargas é alternativa a esse movimento de variação no custo dos combustíveis.

Paulo Raymundi, CEO da Gestran (Foto: Divulgação)

No Paraná, por exemplo, a Gestran, startup especializada em ajudar empresas e profissionais na construção de soluções práticas para os problemas reais das operações logísticas, oferece algumas soluções que vão exatamente ao encontro desses novos desafios. Uma das ferramentas já disponíveis é a Plataforma de Gestão de Frota, desenvolvida a partir dos processos e necessidades das transportadoras de cargas e gestores de frota para que superem os desafios dos negócios. “O repasse da alta do diesel ao frete parece realmente inevitável, mas a economia na gestão de frotas é possível”, afirma Paulo Raymundi, CEO da empresa.

Frota

Segundo dados da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), o Brasil conta com cerca de 1 milhão de transportadoras, divididas em transportadores autônomos de carga, empresas de transporte rodoviário e cooperativas de transporte, com uma frota que ultrapassa 2 milhões de veículos registrados.

Confira nossos canais
Siga nas Redes Sociais
Notícias Relacionadas