Pesquisar
Close this search box.
Publicidade
Publicidade
X
Publicidade
X

A guerra na Ucrânia e a aceleração de investimentos em hidrogênio verde no Ceará

Imagem: Divulgação

Os investimentos em hidrogênio verde no mundo e no Ceará poderão ser acelerados como consequência do conflito entre a Rússia e a Ucrânia. O texto, disponível no site Diário do Nordeste, afirma que a tensão geopolítica deve forçar países a antecipar os planos relacionados à transição energética, o que pode beneficiar o Estado.

Conforme o economista Alex Araújo, os efeitos da guerra fizeram com que vários países da Europa revissem planos para depender menos do fornecimento de petróleo e gás natural vindo da Rússia. A União Europeia vem aplicando sanções diretas à Rússia, envolvendo até mesmo o bloqueio de compra dessas fontes de energia.

Para tentar se adaptar às novas demandas internas e à discussão ambiental crescente no mercado global, países europeus deverão impulsionar investimentos em hidrogênio verde. A existência de um projeto na Europa para eliminar o uso de veículos movidos à combustão deve potencializar a busca por novas fontes e mercados fornecedores dessa energia.

Publicidade

Contudo, apesar da perspectiva otimista, Araújo comentou que o Estado ainda precisaria focar em algumas agendas para garantir capacidade de atendimento da demanda global por hidrogênio verde e questões internas do mercado produtor.

Ele destacou a necessidade de se investir em programas de capacitação de mão de obra, infraestrutura de exportação no Porto do Pecém, adaptação da matriz energética e do uso de água. Contudo, o Ceará já estaria “saindo na frente” de outros estados por já ter montado planos para essas questões.

Esses investimentos, além de garantir a viabilidade do mercado interno do lado produtivo, ainda seriam importantes para reduzir os custos do hidrogênio verde, que ainda precisa competir com o hidrogênio marrom (produzido a partir de carvão vegetal), 20% mais barato atualmente.

 

conteúdo patrocinado

MAIS LIDAS

MAIS LIDAS

conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado