Publicidade
Publicidade
X
Publicidade
X

ANEPS lança autorregulação para correspondentes bancários e profissionais de crédito

Foto: Divulgação

A Associação Nacional dos Profissionais e Empresas Promotoras de Crédito e Correspondentes no País (ANEPS) lançou neste mês a Autorregulação dos Correspondentes e Profissionais de Crédito no País, de modo a coibir abusos e irregularidades, além de dar mais transparência ao segmento dos correspondentes.

“Há um desgaste da imagem do segmento, por conta do alto número de fraudes envolvendo operações de crédito consignado. Geralmente, esses crimes são praticados por pessoas não certificadas e que trabalham de forma marginal ao segmento. Isso coloca em risco a credibilidade do setor, que acaba sendo responsabilizado por todas as irregularidades que acontecem”, disse Edison Costa, presidente da ANEPS.

No ano passado, o número de medidas administrativas do setor bancário contra correspondentes por irregularidades nas operações de crédito consignado mais do que dobrou; foram 585 em 2021, contra 247 no ano anterior. Além disso, 245 correspondentes foram advertidos pela autorregulação em 2021, e 26 foram proibidos permanentemente de ofertar consignado em nome das instituições financeiras. Os dados são da Autorregulação do Crédito Consignado, desenvolvida pela Federação Brasileira de Bancos (FEBRABAN) e a Associação Brasileira de Bancos (ABBC).

Publicidade

Como vai funcionar?

A Autorregulação ANEPS será destinada tanto para pessoa física (profissional) quanto pessoa jurídica (empresas correspondentes). Trata-se um código de conduta e melhores práticas, alicerçado por um Regimento Interno composto por três instâncias:

Comitê de Governança, responsável pelas principais diretrizes da Autorregulação;
Comitê Gestor, responsável pela operação e monitoramento de todo processo; e o
Comitê de Ética, responsável pela análise e julgamento de denúncias e reclamações.
Haverá, ainda, um canal específico para reclamações, denúncias e endereçamento de soluções, chamado “Reclame ANEPS”. Na plataforma online, cada correspondente terá o seu próprio SAC.

Fonte: Assessoria de imprensa

conteúdo patrocinado

MAIS LIDAS

conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado