Pesquisar
Close this search box.
Publicidade
Publicidade
X
Publicidade
X

Networking: Aprenda a construir a sua rede de contatos – Por Edilson Botto

Coluna Dica de Livros de negócios

*Coluna por Edilson Botto, 10/04/2022

Seja na sua vida profissional ou pessoal, os resultados que você alcança são frutos de dois componentes: o que você sabe e quem você conhece, ou seja, o seu conhecimento e o seu networking.

Falando especificamente do networking é curioso observar que com a popularização das redes sociais as pessoas estão sempre querendo ampliar o número de seguidores, mas mesmo no LinkedIn, que é uma rede de contatos profissionais, a maioria das pessoas não fazem networking, pelo menos não da maneira correta.

Publicidade

Uma boa rede de contatos é um excelente instrumento de desenvolvimento profissional, visto que é capaz de gerar oportunidades de negócio, de fortalecimento de imagem e até de conseguir um bom emprego, pois como disse a mentora e especialista em carreiras Lise Aguiar no seu artigo sobre networking – https://www.economicnewsbrasil.com.br/2022/03/24/networking-transformando-contatos-em-estrategias-de-carreira-por-lise-aguiar/ – 70% das vagas de emprego são preenchidas por indicação.

Se você deseja aprender uma boa estratégia para construir uma poderosa rede de relacionamentos precisa ler o livro Nunca Almoce Sozinho – O guia para relações profissionais de sucesso, escrito por Keith Ferrazzi e Tahl Raz. O livro só está disponível em português de Portugal, mas a leitura é fácil e totalmente compreensível.

A obra é baseada principalmente na trajetória do próprio Keith, que era de uma família humilde, mas através da aplicação dos princípios que ele ensina, conseguiu construir relacionamentos verdadeiros e duradouros, que geraram oportunidades de crescimento pessoal e profissional que o levaram a ser um empresário de grande sucesso.

Logo no início da obra o autor destrói a ideia de que para fazer networking você deve se aproximar de pessoas que possam te ajudar a crescer, essa visão interesseira não se sustenta, a lógica da construção de uma rede de relacionamentos sólida é exatamente inversa. O verdadeiro networking consiste em você descobrir formas de tornar os outros bem-sucedidos, primeiro você ajuda e depois as pessoas naturalmente vão querer te ajudar também. Essa é a regra de outro para estabelecer relacionamentos concretos e duradouros.

Um dos principais aspectos positivos do livro é que ele está recheado de dicas simples e práticas para fazer networking, como por exemplo, sempre manter contato com as pessoas da sua rede procurando contribuir, seja através do compartilhamento de alguma informação que você julgue relevante, seja marcando um café, isso fará com que você seja lembrado e valorizado.

Um ponto muito importante destacado no livro é que se deve tratar bem a todos, independente do cargo que ocupam ou da posição social, pois a sua imagem é construída a partir do seu comportamento geral e o autor lembra que o mundo dá voltas, então quem hoje é profissionalmente inferior a você amanhã pode ser alguém capaz de te ajudar.

Como os autores são americanos algumas ações que são normais na cultura dos Estados Unidos podem ser estranhas aqui, entretanto a grande maioria das recomendações é útil e se aplicadas trarão ótimos resultados.

Uma última observação e, talvez a mais importante, é que você deve ser sempre sincero e abolir qualquer objetivo egoísta ao se aproximar de alguém, saiba que o seu real desejo de ajudar outras pessoas será o melhor cartão de visitas que você poderá apresentar e fará com que você seja respeitado e a admirado por todos que te conhecem.

**Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do ENB.

conteúdo patrocinado

MAIS LIDAS

conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado