Pesquisar
Close this search box.
conteúdo patrocinado

O segredo das pessoas bem-sucedidas – Por Edilson Botto

*Coluna por Edilson Botto, 05/06/2022

Atingir o sucesso é uma ambição do ser humano. Independente da idade, sexo, nacionalidade as pessoas sempre buscam alcançar o ápice em suas atividades, mas nem todos conseguem, mesmo entre indivíduos qualificados e inteligentes encontramos quem falha nesse objetivo.

O que explica então algumas pessoas alcançarem um sucesso espetacular, enquanto outros fracassam terrivelmente?

conteúdo patrocinado

Para encontrar essa resposta sugiro que você leia o livro GARRA – O poder da Paixão e da Perseverança, escrito pela psicóloga e professora da universidade da Pensilvânia Angela Duckworth, cujo trabalho pioneiro se tornou referência no tema.

Divido em três partes o livro inicia explicando o que é garra e porque ela é tão importante para o sucesso. Na segunda parte descobrimos os fatores internos que contribuem para o desenvolvimento da garra e, finalmente, na terceira parte temos os fatores externos que contribuem para desenvolvê-la.

O que é a garra? Por que ela é importante?

Durante um estudo realizado na academia militar de West Point a professora Duckworth constatou que apesar do processo seletivo ser extremamente rigoroso e os aprovados serem todos muito qualificados física e intelectualmente, muitos desistem nas sete primeiras semanas. 

Essa constatação despertou o interesse em descobrir porque em um grupo com qualificações homogêneas alguns desistem do seu objetivo. O estudo concluiu que as pessoas bem-sucedidas são aquelas que têm perseverança e paixão na busca pelo que querem, e isso é que significa ter garra.

A partir dessa constatação temos a confirmação de que ter talento não é o suficiente para ter sucesso, pois talento é potencial e o mais importante é trabalhar esse potencial para transformá-lo em realizações.

Cultivar a garra de dentro para fora

Quatro elementos internos são essenciais para alimentar a garra: Interesse, prática, propósito e esperança.

Interesse – As pessoas apresentam um desempenho muito maior quando fazem o que lhes interessa, por isso aliar interesses pessoais ao trabalho amplia muito o potencial de sucesso. Um detalhe importante é que a autora diz que a paixão tem um pouco de descoberta, então é preciso experimentar para descobrir a sua paixão.

Prática – Os grandes profissionais dedicam muitas horas a prática disciplinada, que envolve a definição de uma meta ambiciosa, o planejamento cuidadoso, a concentração e dedicação totais, o apoio de alguém mais experiente para dar feedbacks e a repetição com reflexão e aprimoramento.

Propósito – Ter um objetivo maior, o desejo sincero que contribuir com as outras pessoas fortalece as pessoas diante dos desafios. O propósito responde a pergunta: Por que tenho que fazer isso?

Esperança – O que a Angela chama de esperança pode ser definido como resiliência, a capacidade de se levantar e seguir adiante após as quedas.

Cultivar a garra de fora para dentro

Existem fatores externos que embora não sejam determinantes podem contribuir para desenvolver a garra em outra pessoa e, como não poderia deixar de ser, o exemplo é um dos mais importantes, principalmente quando falamos nos pais, que sempre são referência para os filhos.

Outro aspecto positivo é conviver com pessoas que possuem garra, pois somos influenciados pelo meio, então conviver com pessoa assim estimula a reprodução desse comportamento.

Finalmente uma recomendação importante é não esperar as condições ideais para ter garra, comece praticando, desenvolva uma mentalidade de crescimento e aos poucos você alcançará melhores resultados e unindo paixão com a perseverançaconquistará o merecido e desejado sucesso.

**Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do ENB.

conteúdo patrocinado

MAIS LIDAS

conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado