Pesquisar
Close this search box.
conteúdo patrocinado

A tecnologia como aliada da gestão e do lucro – Por Luís Henrique Alencar

*Coluna por Luís Henrique Alencar, 21/07/2022

Contar com o auxílio da tecnologia nos negócios é mandatório, independente do porte ou indústria de atuação. Seja para as tarefas do cotidiano ou para decisões a serem tomadas, a tecnologia auxilia na rapidez e na compilação de dados em informação. O uso de inteligência artificial favorece a escalabilidade dos negócios, desejo da maioria dos empresários, mas traz consigo uma série de temores.

Empresários temem que possa haver uma ameaça à existência de seus negócios caso suas equipes não consigam dar conta da demanda ou de gerar resultados esperados. Além de toda a exigência do mercado, as empresas ainda precisam driblar a concorrência, apostar em projetos inovadores, correr risco de falhas, gerenciar crises e ganhar tempo.

conteúdo patrocinado

“É uma preocupação de muitos executivos, de fato. De um lado, existe a necessidade de buscar constantemente a excelência operacional ao mesmo tempo que se fornece serviços de tecnologia transformacionais”, comenta o diretor de vendas Latam na Run2biz, Atila Nicoletti.

Abaixo, listo 4 pontos de atenção/melhoria contínua que as empresas podem buscar, através da tecnologia, para fortalecer e solidificar seus negócios. Vejamos:

  1.   Focar na experiência do cliente

Um bom processo de acolhida, uma boa assistência pós-venda, tem sido o segredo de muitas empresas de sucesso. Implementar ou melhorar a usabilidade dos sistemas de acesso do cliente é de extrema importância.

  1.   Garantir ou aumentar a produtividade

As automações funcionam muito bem, mas apenas se for combinada com a competência humana. Logo, um dos maiores desafios das empresas atualmente é reter colaboradores e fazer com que eles trabalhem bem.

Processos bem desenhados, bem escritos, ajudam, e muito, na retenção de talentos, mas não só, ajudam também na retenção/gestão do conhecimento.

  1.   Desenvolvimento de novos produtos

Quando uma empresa cresce, o desenvolvimento de novos produtos é essencial. Isso fortalece a marca, gera concorrência e impulsiona os times para crescerem juntos.

  1.   Otimizar a gestão do negócio

Além de sistemas de vendas, gestão de pessoas, processos etc., o gerenciamento da estratégia da organização é um dos principais gargalos das empresas, principalmente aquelas que querem escalar seus negócios. Organizar e controlar atividades, colaboradores e processos com maior eficiência podem ser situações solucionadas com o investimento em boa tecnologia.

“Não é fácil otimizar alinhamento estratégico, processo e métricas, mas é possível. É preciso disciplina, acesso a diagnósticos precisos e ferramentas específicas para isso”, afirma Atila Nicoletti.

A automatização aplicada à gestão da empresa gera agilidade e praticidade, reduz gastos operacionais, diminui erros e falhas humanas e, principalmente, melhora os resultados dos negócios, que é o objetivo de toda empresa.

**Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do ENB

conteúdo patrocinado

MAIS LIDAS

conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado