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Mercado Livre apresenta resultado operacional recorde no segundo trimestre

(Imagem: Pixabay/joshua Woroniecki)

O Mercado Livre (Nasdaq: MELI) — empresa líder em tecnologia para e-commerce e serviços financeiros da América Latina — atingiu um novo recorde de receita total no segundo trimestre de 2022, superando a performance do primeiro trimestre. A receita líquida alcançou US$ 2,6 bilhões no segundo trimestre de 2022, crescimento de 52,5%, em dólar, e de 56,5% em moeda constante, na comparação com o mesmo período de 2021. O Brasil representa cerca de 56% da receita líquida total do Mercado Livre, tendo alcançado US$ 1,4 bilhão e crescimento de 52,5%.

A receita líquida do negócio de commerce aumentou 23,0% em dólares na comparação anual, para US$ 1,4 bilhão, impulsionada pela força do seu marketplace, expansão da publicidade digital e pelos 41 milhões de compradores únicos no trimestre. Os consumidores se mantêm ativos, gerando crescimento na quantidade de itens por comprador em relação ao trimestre passado. Já a receita líquida de fintech cresceu 112,5% em dólares, chegando a US$ 1,2 bilhão, ano contra ano — superando a marca de US$ 1 bilhão pela primeira vez, com o aumento da relevância dos serviços financeiros no ecossistema. No segundo trimestre o Mercado Pago ultrapassou 38 milhões de usuários ativos, alta de 26,3%, com crescimento em todos os mercados da região, sobretudo nos serviços de pagamento via código QR, transferências dentro do ecossistema e usuários de crédito.

Commerce

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O volume de vendas (GMV) do marketplace atingiu US$ 8,6 bilhões no segundo trimestre, crescimento de 21,8%, em dólar, e de 26,2% em moeda constante. Ao todo, foram vendidos 275,2 milhões de itens, sendo 6,7 itens por comprador, o que representa um crescimento de 12,3% — com destaque para Argentina, Brasil e México. O volume total de anúncios registrados na plataforma chegou a 300,5 milhões. O Brasil se destaca na região com incremento de 18,6% no GMV, em moeda constante, e 143 milhões de itens vendidos no período — sendo 6,6 itens por comprador, o nível mais alto da média histórica para o segundo trimestre.

Com o Mercado Envios, 264,1 milhões de itens foram enviados na região, aumento de 26,9% em relação ao mesmo período do ano anterior. Foram significativos os avanços na execução e velocidade do Mercado Envios, cuja penetração atingiu 98,6% de toda operação, acima dos 97,3% registrados no mesmo trimestre de 2021. Desse total, mais de 91,1% correspondem à rede gerenciada do Mercado Livre — sendo 38,6% dos envios via modelo fulfillment. Do volume geral de mercadorias, cerca de 80% foi entregue em até 48 horas e cerca de 55% no mesmo dia ou no dia seguinte à compra.

A operação de marketplace mantém seu crescimento e participação relevantes no mercado da América Latina, a partir do investimento em tecnologia, assim como uma logística eficiente, base diversa de vendedores e de sortimento, melhorando a experiência dos usuários. Destaque para a expansão da rede de agências Mercado Livre — pontos de postagem, coleta e retirada de mercadorias, que integram a rede logística — e da frota aérea, permitindo reduzir o tempo de entrega nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste do Brasil. Atualmente, os prazos de entrega nas principais capitais do país giram em torno de 1 a 2 dias.

Além disso, o programa de fidelidade segue crescendo, ano contra ano, atingindo milhões de assinantes e desempenhando papel fundamental na integração e no engajamento dos usuários do Mercado Livre e do Mercado Pago. A partir do nível 6, o maior deste programa, os usuários apresentam maior frequência, volume de vendas e retenção, usufruindo de atributos como frete grátis, descontos e serviços de entretenimento.

Os serviços de commerce seguem em expansão, sobretudo Mercado Ads, que tem sido um destaque consistente em termos de crescimento e margem. No segundo trimestre, a receita do negócio de publicidade digital registrou crescimento sólido de duplo dígito, correspondendo a 1,2% do GMV da operação de marketplace, impulsionado pelo investimento constante em tecnologia para ampliar a presença de anúncios no ecossistema.

Fintech

A carteira de crédito atingiu quase US$ 2,7 bilhões — era de US$ 2,4 bilhões ao final do primeiro trimestre de 2022 —, apresentando crescimento consistente e rentabilidade. No período, o Mercado Crédito concedeu mais de US$ 2,0 bilhões em créditos, o que representa mais do que o triplo do valor registrado no segundo trimestre de 2021, atingindo mais consumidores e vendedores, e entregando um importante efeito de integração no ecossistema. Com a margem de rentabilidade aumentando no segundo trimestre, o negócio de crédito contribui para a expansão da margem operacional.

O negócio de crédito também desempenha um importante papel ecossistêmico, como ferramenta para fornecer capital de giro às nossas bases de vendedores e compradores, a partir de empréstimo pessoal e cartão de crédito. Para continuar fornecendo as soluções para nosso ecossistema — no marketplace, checkouts online, códigos QR e depósito em conta digital do Mercado Pago — a companhia anunciou, em julho, a obtenção de mais financiamento para expandir suas linhas de crédito no Brasil e no México.

Já o volume total de pagamentos (TPV) via Mercado Pago atingiu US$ 30,2 bilhões pela primeira vez, crescimento de 72,1%, em dólar, e de 83,9% em moeda constante. Esse aumento é observado tanto em adquirência, como no uso da carteira digital. Já o volume total de transações (TPN) no período cresceu 72,9%, ano contra ano, superando cerca de 1,2 bilhão no segundo trimestre, o terceiro trimestre consecutivo com TPN acima de 1 bilhão.

O volume total de pagamentos via Mercado Pago, fora da plataforma do Mercado Livre, também continua crescendo, atingindo US$ 21,2 bilhões, crescimento de 104,7%, em dólar, e de 135,5% em moeda constante.

O total de pagamentos processados pode ser dividido entre o volume total de cobranças processadas e o volume total de transações de contas digitais. O primeiro inclui cobranças na plataforma do Mercado Livre, cobranças online e cobranças processadas por meio das maquininhas de cartão Point e dispositivos QR, que totalizaram US$ 20,8 bilhões, crescendo 48,5% em dólar, ano contra ano, e 49,4% em moeda constante. No segundo trimestre, foram vendidas 1,0 milhão de maquininhas, impulsionando o volume de pagamentos por dispositivo, especialmente no Brasil e no México.

No Brasil, ainda segue notável o crescimento da base de vendedores que passaram a adotar dispositivos QR, sobretudo micro e pequenos empreendedores que já utilizavam maquininhas e adotaram também essa modalidade. Com isso, o volume total de pagamentos via código QR mais do que dobrou no trimestre, ano sobre ano.

O volume de transações por meio da carteira virtual, que inclui ainda transferências entre usuários do Mercado Pago, transações de cartão de crédito, débito e pré-pago, cresceu 166,7% em moeda constante, na comparação anual, totalizando mais de US$ 9,3 bilhões.

Ao final de junho, mais de 22,4 milhões de usuários contavam com contas com recursos investidos, que reúne os usuários de conta digital com rendimento, alta de quase 30%, ano contra ano, nos três principais mercados (Brasil, México e Argentina). No Brasil, único país que oferece carteira de criptomoedas atualmente, a base de usuários do serviço acumula mais de 1 milhão de pessoas.

No período, foram distribuídas mais de 684 mil apólices de seguros, volume 230,0% maior do que aquele registrado no segundo trimestre do ano passado, representando penetração de quase 8% do total de usuários. No Brasil, a distribuição de seguros para cartão e para pagamentos via PIX reforçam a oferta de seguros do Mercado Pago, que lançou um novo serviço de seguro para vida no país, em linha com a expansão da proposta de valor em todos os principais mercados.

Desempenho financeiro

O lucro bruto do Mercado Livre foi de cerca de US$ 1,3 bilhão, aumento de 70,3% em dólar na comparação com o mesmo período do ano anterior. As margens brutas seguem crescendo, ano a ano e trimestre contra trimestre, à medida que escalamos nossos negócios. O lucro líquido bateu os US$ 123 milhões, alta de 79,8%, com melhora na margem total, ano contra ano. Já o resultado operacional foi de US$ 250 milhões, crescimento de 50,6% em dólares, atingindo novo recorde no trimestre, com margens similares na comparação com o ano anterior.

A base geral de usuários únicos ativos do ecossistema atingiu 84,3 milhões ao final do trimestre, alta de 11,0% em comparação com o mesmo período de 2021 — sendo 3,5 milhões de novos usuários incorporados somente no segundo trimestre deste ano.

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