Pesquisar
Close this search box.
conteúdo patrocinado

BC divulga o Relatório de Estabilidade Financeira relativo ao segundo semestre de 2021

Banco Central do Brasil: Boletim focus divulgado
(Foto: Agência Brasil)
O Banco Central do Brasil (BC) divulgou na terça-feira (9) o Relatório de Estabilidade Financeira (REF) referente ao segundo semestre de 2021. A publicação semestral é destinada a apresentar o panorama da evolução recente e as perspectivas para a estabilidade financeira no Brasil.
O BC avalia que não havia risco relevante para a estabilidade financeira. Testes de estresse de capital demonstravam que o sistema bancário estava preparado para enfrentar todos os choques macroeconômicos simulados. O Sistema Financeiro Nacional mantinha provisões adequadas ao nível de perdas esperadas com crédito, e capitalização e liquidez confortáveis.
As empresas de grande porte permaneciam financiando-se fortemente no mercado de capitais, sobretudo, por meio da emissão de debêntures e da aquisição de recebíveis por parte dos Fundos de Investimento em Direitos Creditórios (FIDCs). O crédito bancário às empresas de menor porte seguia crescendo acima do nível pré-pandêmico, com destaque para o aumento da carteira não vinculada a programas governamentais. O apetite ao risco das IFs no crédito a pessoas físicas seguia elevado, sobretudo no crédito não consignado e no financiamento de veículos.
A materialização de risco no crédito bancário às empresas não financeiras permanecia em queda. Isso devia-se principalmente às reduções da inadimplência e à reestruturação de operações com empresas de maior porte. No que tange às famílias, o apetite ao risco elevado acelerava o crédito, mas ainda não resultava em elevação do ativo problemático.
A rentabilidade dos bancos retornava ao nível pré-pandemia. O crescimento da margem de juros, a redução das despesas com provisões e os ganhos de eficiência explicavam a melhora dos resultados em 2021. A expectativa é de evolução mais moderada da rentabilidade nos próximos períodos.
A base de capital sólida e os resultados dos testes de estresse continuavam demonstrando a resiliência do sistema bancário. A grande maioria das instituições financeiras atendia aos requerimentos mínimos prudenciais utilizando apenas um dos componentes do patrimônio de referência, o Capital Principal, de melhor qualidade.
O REF também traz avaliações sobre o sistema financeiro internacional e as infraestruturas do mercado financeiro, e apresenta o resultado da pesquisa de estabilidade financeira. Excepcionalmente, o presente Relatório está constituído apenas pelo capítulo que traz a avaliação dos Sistemas Financeiros Nacional e Internacional.
Clique para ler o Relatório de Estabilidade Financeira do 2º semestre de 2021.
A informação é do Banco Central do Brasil.
conteúdo patrocinado

MAIS LIDAS

conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado