Pesquisar
Close this search box.
conteúdo patrocinado

Qual é a única coisa que você precisa fazer? – Por Edilson Botto

*Coluna por Edilson Botto, 18/09/2022

Como é a sua rotina de trabalho? Você tem várias coisas para resolver ao mesmo tempo e sempre há pessoas vindo até você com demandas urgentes? Talvez essa não seja a sua realidade, mas muitos empresários e executivos vivem sufocados pela pressão das diversas cobranças simultâneas e com isso perdem produtividade e geram resultados insatisfatórios.

Essa é a premissa básica do livro A Única Coisa, escrito pela dupla de executivos, escritores e palestrantes Gary Keller e Jay Papasan, que defendem que devemos colocar o nosso foco em uma única coisa, aquela que é a mais importante e que facilitará a solução de outras demandas.

conteúdo patrocinado

O livro destaca seis mentiras que a maioria das pessoas acredita e que dificultam  alcançar resultados extraordinários:

  1. Tudo tem importância igual – Se tudo é importante, então nada é importante. No lugar de usar uma lista de tarefas a realizar adote uma lista de sucesso, a diferença é que na primeira as atividades estão distribuídas de maneira aleatória e na segunda estão ordenadas por ordem de prioridade.
  2. A ideia de ser multitarefas – Fazer mais de uma coisa ao mesmo tempo reduz a eficiência, torna o trabalho mais lento e gera muito estresse.
  3. A vida disciplinada – Esse ponto é polêmico, mas os autores defendem que não é preciso aumentar a sua disciplina, mas sim adotar o hábito correto para alcançar o objetivo que se deseja.
  4. A força de vontade infinita – A força de vontade nem sempre está disponível, todo mundo tem um limite, então faça o mais importante quando a sua força de vontade estiver no máximo e isso aumentará as suas chances de sucesso.
  5. O equilíbrio ideal – Temos aqui outro ponto de discussão, o livro sugere substituir o equilíbrio por contrabalançar, ou seja, coloque o máximo de energia no que mais importa no momento e quando não for mais necessário ponha a sua energia em outra coisa.
  6. Pensar grande é ruim – Se você quer resultados extraordinários precisa pensar grande e criar um roteiro de passos necessários para atingir seu objetivo, então foque em um passo de cada vez e você conseguirá o que quer.

Se você quer alcançar algum resultado extraordinário na sua vida a recomendação da obra que comece se perguntando: “Qual é a Única Coisa que posso fazer de modo que, ao fazê-la, todo o resto se torne mais fácil ou desnecessário?”, ao responder esse questionamento terá encontrado o primeiro passo que precisa dar e como uma coluna de dominós ao derrubar o primeiro os demais irão tombar em cadeia.

Essa pergunta pode e deve ser aplicada em todas as áreas da sua vida para transformar toda a sua existência, pois você gerará os melhores resultados em todos os aspectos da sua vida.

Por fim o livro apresenta quatro “ladrões” da produtividade aos quais você deve estar atento para que não impeçam você de atingir suas metas:

  • Incapacidade de dizer não – Cada sim que você dá representa um não para outras coisas, então escolha com sabedoria e se algo for te atrapalhar diga não.
  • Medo do caos – Buscar grandes objetivos representa gerar grandes mudanças o que traz caos, mas não tenha medo, mantenha o seu propósito em mente e siga em frente.
  • Maus hábitos de saúde – Qualquer que seja o seu objetivo você precisará do seu corpo e da sua mente funcionando com máxima energia, por isso cuide da saúde.
  • Ambiente que não apoia seus objetivos – Ninguém faz nada grandioso sozinho, portanto tenha com você as pessoas certas no ambiente adequado.

O sucesso é construído executando-se uma única coisa por vez. Por isso, o mais importante na sua vida é descobrir qual é a única coisa a que você vai se dedicar. 

**Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do ENB.

conteúdo patrocinado

MAIS LIDAS

conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado