Aprenda a usar o Storytelling nos seus negócios – Por Edilson Botto

*Coluna por Edilson Botto, 02/10/2022

Você gosta de ouvir histórias?

Muito provavelmente a sua resposta foi sim, pois desde que éramos crianças ouvíamos histórias e nos envolvíamos nelas. Isso também acontece com nossos parceiros de negócios, clientes efornecedores. Todo mundo gosta de histórias e é por isso que usá-las como instrumentos de persuasão, motivação e inspiração contrbui para ampliar as possibilidades de obtermos o que desejamos. No mundo dos negócios isso se chama Storytelling e essa a minha dica de livro de hoje.

A minha indicação é o livro Histórias que Inspiramda consultora, palestrante e escritora americanaKendra Hall que através das suas vivências pessoais, acadêmicas e profissionais constrói um roteiro que leva o leitor a gradativamente compreender o valor do Storytellng e aprender a como aplicá-lo nos negócios e na vida pessoal.

Na primeira parte do livro descobrimos que o nosso cérebro funciona criando imagens mentais, portanto usar histórias é falar a linguagem do cérebro, o que facilita a compreensão e a aceitação da mensagem, levando as pessoas que nos escutam a uma maior propensão a aceitarem o que queremos.

Na segunda parte conhecemos os quatro tipos de histórias essenciais para os negócios e comopodemos usar cada uma delas:

Histórias de valor – Esse tipo de história é o ideal para aplicar nas vendas e no marketing, seu objetivo e atrair a atenção e sensibilizar as pessoas. O roteiro dessas histórias possui três partes, na primeira é apresentada a situação atual, onde o cliente está com um problema, em seguida conta-se como o nosso produto/ serviço resolve esse problema e finalmente como fica a vida do cliente após ter utilizado a solução que a empresa venda. É uma estratégia muito efetiva.

A História Fundadora – Essa história é adequada para atrair investidores para o seu negócio. Aqui conta-se, de forma vívida e cheia de emoção, como o seu negócio surgiu, quais desafios foram vencidos e tudo que demonstre que a sua empresa tem uma história de sucesso por trás.

A História do Propósito – Cada vez mais as pessoas se engajam por conta do propósito, daquilo que a empresa faz pela sociedade, dos problemas que ela resolve, de como transforma para melhor a vida das pessoas, por isso esse tipo de narrativa é adequado quando se deseja unir e alinhar a equipe.

A história do Consumidor – Também destinada a vendas e marketing, como o próprio nome diz, essas histórias são contadas pelos clientes, eles falam sobre o nosso negócio e isso gera uma credibilidade tremenda.

Todas essas histórias para serem efetivas precisam contar com quatro elementos:

1. Personagem(ns) com os qual (is) nosso ouvinte possa se identificar;
2. A emoção que reflete o problema que quem nos escuta está tentando resolver;
3. O momento especial que é o ápice da história, a hora em que tudo se resolve;
4. Detalhes, quanto mais detalhada a nossa narrativa mais convincente será;

Na terceira parte do livro a autora orienta o leitor a descobrir qual história contar, como lapidar essa história e como conta-la, tudo em uma linguagem fácil, rica em detalhes e repleta de exemplos para que o leitor possa ter uma melhor referência sobre a utilização dessas técnicas.

Esse livro é indicado para todos que precisam se comunicar com pessoas e querem fazê-lo de maneira mais estratégica e persuasiva.

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