Centro das principais agendas sociais globais, a moradia é um tema essencial para a erradicação da pobreza. Pelo caráter transversal, a habitação influencia a qualidade de vida, saúde, segurança, educação e condições para o desenvolvimento humano, sendo peça-chave para as nações atingirem os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) preconizados pela Organização das Nações Unidas (ONU). Para fortalecer soluções de impacto social positivo que ajudem a tornar os lares de milhares de brasileiros mais salubres, dignos e confortáveis, a Coalizão Habitação anuncia a quinta edição do Lab Habitação: Aceleração de Negócios. A iniciativa é conduzida pela Artemisia e Gerdau, em parceria com Instituto Vedacit, Votorantim Cimentos e Leo Social, e com o apoio da Habitat para a Humanidade Brasil. As inscrições estão abertas até 24 de outubro e podem ser feitas pelo site da Artemisia.
Com a expertise de ter apoiado mais de 120 empreendedores e acelerado mais de 60 soluções de impacto social positivo, a edição 2022 do Lab Habitação: Aceleração de Negócios irá selecionar até 15 negócios para uma jornada de apoio gratuita e on-line, com duração de três meses. Os participantes terão acesso a uma forte rede de mentores e empreendedores do setor, além de conteúdos práticos exclusivos para a identificação de desafios, validação de hipóteses e planejamento dos próximos passos do negócio. Os três negócios que se destacarem irão receber um capital-semente de R$ 30 mil cada e terão acesso a um apoio intensivo e individualizado com foco na tração do negócio.
De acordo com Luciano Gurgel, diretor da Artemisia, a jornada de aceleração do programa foca em temas centrais do fortalecimento dos negócios de impacto, com base em uma metodologia proprietária centrada no objetivo de auxiliar os empreendedores a avançar de forma sustentável. “O programa foi criado para que, ao final da jornada, os negócios acelerados tenham resultados concretos, sejam capazes de realizar a gestão e a mensuração do impacto positivo gerado, além de atenderem aos principais pilares avaliados por investidores e especialistas do mercado”, pontua. Gurgel detalha que os principais temas que compõem a edição deste ano são mercado e investimento.
Na análise de Paulo Boneff Marcos Faraco, líder de responsabilidade social da Gerdau , os negócios de impacto social podem oferecer soluções que colaborem com os temas de habitação para a população de baixa renda do país. “Com o Lab Habitação, buscamos empoderar pessoas e negócios interessados em transformar o dia a dia da população brasileira no tema da moradia. Hoje, estamos lançando a 5ª edição do programa, que já acumula muitos resultados. Nessa jornada, já foram acelerados mais de 60 negócios; foram mais de 120 empreendedores apoiados e mais de 900 mil pessoas beneficiadas pelas soluções”, detalha.
Critérios de seleção
Entre os critérios de seleção, destaque para perfil empreendedor; potencial de impacto social e/ou ambiental; estágio de maturidade; tecnologia e escalabilidade; e modelo de receita sustentável.
A Artemisia – que irá conduzir o processo de seleção do programa – está em busca de negócios com soluções que possam gerar impacto positivo dentro de temas como acesso à moradia de qualidade; regularização fundiária; capacitação e oportunidades para profissionais na construção civil; inovação na construção civil; reformas habitacionais; energia; água, resíduos e saneamento; gestão de condomínios de habitação popular; e infraestrutura urbana e melhoria do espaço público.