Conteúdo Patrocinado
Anúncio SST SESI

Você está preparado para a guerra? – Por Edilson Botto

O conflito faz parte de natureza humana, seja na política, nas relações pessoais ou nos negócios as pessoas sempre se envolvem em contendas e quem sabe usar estratégias para lidar com elas consegue mais facilmente atingir os seus objetivos.

O livro 33 Estratégias de Guerra, do escritor americano Robert Greene apresenta através de exemplos históricos, politicos, filosóficos e religiosos trinta e três estratégias militares que podem ser aplicadas para lidar com sucesso em “guerras” que acontecem no ambiente corporativo bem como nas mais diversas situações da vida.

Para o autor o segredo para vencer um conflito é olhar além da batalha e se concentrar no objetivo final que ser quer alcançar e com este objetivo muito claro na mente elaborar as ações necessárias para atingi-lo.

A obra está dividida em cinco partes, cada uma abordando um aspecto da guerra e em cada uma Greene mostra as atitudes e pensamentos que se deve ter para vencer, mesmo que isso represente usar blefes, ameaças e até trapaças.

A primeira parte é chamada de Guerra Autodirigidae aqui está todo o fundamento para vencer uma guerra. Segundo o autor um verdadeiro estrategista deve se conhecer muito bem, tendo consciência das suas fraquezas para combatê-las, evitando que o inimigo as explore. Também é preciso buscar o autodesenvolvimento continuamente para a cada conflito estar melhor preparado.

A segunda parte é chamada de Guerra Organizacional (de Equipe) onde o leitor aprenderá a como estabelecer uma cadeia de comando, como estruturar o relacionamento com a sua equipe e como agir com agilidade e eficiência. Aqui é possível fazer várias conexões com o dia a dia de uma empresa e colher lições valiosas para gerir seu grupo de trabalho.

Guerra Defensiva é o tema da terceira parte e como o próprio nome já diz o objetivo aqui é aprender a se defender de ataques, sejam eles pessoais ou de uma empresa concorrente. Questões como economia de recursos, saber escolher as guerras que vale a pena lutar e paciência para saber a hora certa de agir são ensinadas com vários exemplos.

Na parte quatro o tópico é a Guerra Ofensiva, quando é você quem toma a iniciativa e está atacando. A ideia básica é atacar o oponente primeiro, atingindo as suas fraquezas e mantendo sempre a iniciativa até derrotar o seu “inimigo”.

A quinta e última parte se chama Guerra (Suja) Não Convencional onde vale tudo para se alcançar o objetivo desejado. Não recomendo utilizar essas estratégias, visto que não há ética aqui, mas é importante conhecê-las para saber como pensar e prever as ações do adversário quando ele quiser jogar sujo contra você.

A leitura deste livro demanda bastante atenção e reflexão e eu sugiro que pessoas que ocupam posições de liderança ou que desejam ocupar leiam esta obra, pois o conteúdo traz muitos ensinamentos sobre estratégia e o leitor certamente encontrará situações em sua vida onde poderá aplicar esse conhecimento em seu benefício e de sua empresa. 

Confira nossos canais
Siga nas Redes Sociais
Notícias Relacionadas