Em reconhecimento ao seu trabalho no comando do Sistema SINFAC (CE, PI, MA e RN), o empresário Geldo Machado foi escolhido para integrar a vice-presidência da Federação Brasileira de Fomento comercial (FEBRAF), representando a região Nordeste do país.
Ao lado do atual presidente da Associação Brasileira e da Federação, Luiz Lemos Leite, Machado terá a missão de articular mudanças e implementar inovação no setor de fomento Comercial. Sua forte atuação em sua região proporcionou a visibilidade da categoria no aspecto nacional e segue tendo o objetivo de tornar ainda mais presente a atividade do setor na economia.
Saudado pela sua diretoria, o presidente Geldo Machado agradeceu o reconhecimento obtido durante os mandatos a frente da entidade sindical:
“É com muita honra ter sido convidado para assumir a vice-presidência da Federação Brasileira de Fomento Comercial, ao lado do querido amigo e presidente Dr. Luiz Lemos, e sem dúvidas é gratificante assumir uma instituição de nível nacional e tão importante ao nosso setor. Isso se deve ao reconhecimento do trabalho que estamos realizando no nordeste, e é claro que com isso nos incentiva cada vez mais a alcançar novos horizontes dentro da nossa categoria”, disse o empresário.
A posse se dará na sede da Federação, em São Paulo, no início do mês de Dezembro.
Mercado Financeiro
No ultimo mês de outubro, Geldo Machado foi indicado pelo presidente do Sistema Fecomércio-CE, Luiz Gastão Bittencourt, para presidir a Câmara Setorial do Mercado Financeiro. A posse acontecerá no final deste mês de Novembro.
A FEBRAF
Em fevereiro de 1982, foi criada a Associação Nacional de Fomento Comercial (ANFAC) e, através da instituição, foram instituídos 18 sindicatos de empresas de fomento comercial, em diversos estados, congregando o setor.
No ano de 1993, por iniciativa da ANFAC, houve a tentativa de constituição de uma federação, denominada à época de Federação Brasileira de Factoring (FEBRAFAC) , aprovada pelo Ministério do Trabalho e impugnada por algumas federações.
Em 2010, com o apoio da ANFAC, foi reiniciado o processo de criação de uma Federação.
Em 24 de fevereiro de 2014, foi concedido o registro sindical à Federação Brasileira de Fomento comercial (FEBRAF), com abrangência e base em todo o território nacional.
A criação da FEBRAF foi um marco histórico importante para a consolidação institucional das atividades de fomento comercial.









