Conteúdo Patrocinado
Anúncio SST SESI

Mata Atlântica produz 50% dos alimentos consumidos no país

A imagem mostra um dia ensolarado na floresta para representar as vendas de títulos verdes.
Foto: Felix Mittermeier/Pexels

A agropecuária da Mata Atlântica é a grande responsável pela produção de, no mínimo, mais da metade dos alimentos consumidos no país. Contudo, o bioma, emite somente 26% do total de gases de efeito estufa (GEE) do setor agropecuário brasileiro, de acordo com dados divulgados pela organização não governamental (ONG) SOS Mata Atlântica.

De acordo com o estudo, o ambiente é responsável por 52% da produção vegetal de alimentos de consumo direto do país, exceto milho, soja e cana; 30% da produção vegetal de não alimentos, como fibras, látex e algodão; 43% da produção de soja, milho e cana-de-açúcar, culturas alimentares de consumo direto, indireto, como ração de animais, e de energia; 56% da produção de alimentos de origem animal; e 62% de cabeças animais, de bovinos, ovinos, aves, suínos.

“Esse resultado é alcançado com uma área de uso agropecuário e emissões de gases de efeito estufa comparativamente menores que as do Cerrado, que se tornou o paradigma e referência da agropecuária nacional nas últimas décadas a partir do cultivo de monoculturas em larga escala e em grandes propriedades”, apontou o pesquisador Luís Fernando Guedes Pinto, diretor executivo da SOS Mata Atlântica.

O estudo Produção de Alimentos na Mata Atlântica teve com o suporte da Cátedra Josué de Castro, e contou com dados dos Censos Agropecuários do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), do MapBiomas e do Atlas da Agropecuária Brasileira.

Confira nossos canais
Siga nas Redes Sociais
Notícias Relacionadas