Em sessão extraordinária plenária realizada nessa quinta-feira, dia 24 de novembro, na sede do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1), em Brasília, o desembargador federal Marcos Augusto de Sousa foi eleito para exercer o cargo de vice-presidente do Tribunal em complementação do biênio 2022-2024. O magistrado substituirá no cargo a desembargadora federal Ângela Catão, tendo em vista a aposentadoria da magistrada a partir do dia 12 de dezembro de 2022.
Concorreram à eleição o desembargador federal Marcos Augusto de Sousa e o desembargador federal Wilson Alves de Souza. O nome de Marcos Augusto de Sousa para o cargo de vice-presidente recebeu 17 votos.
Carreira
Formado em Direito pela Universidade Católica de Goiás, atual Pontifícia Universidade Católica de Goiás, em 1988, foi aprovado no primeiro concurso para o cargo de Juiz Federal Substituto realizado pelo Tribunal Regional Federal da 1ª Região em 1992. Aperfeiçoou-se em Política e Direito Ambiental pela Universidade Católica de Louvain-la-Neuve, na Bélgica, em 1994, e em Execução contra a Fazenda Pública pela Universidade Federal do Rio de Janeiro em convênio com o Conselho da Justiça Federal, em 2001.
O novo vice-presidente tomou posse no cargo de desembargador federal do TRF 1ª Região no dia 25 de junho de 2014, promovido pelo critério de merecimento.
Fonte: Assessoria de Comunicação do TRF 1ª Região.











