O preço da cebola disparou 166% entre janeiro e a metade de dezembro, levando a hortaliça para o primeiro lugar do ranking de produtos que mais encareceram em 2022, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
No campo, o preço pago ao produtor chegou a subir 259% e bateu recorde na série histórica do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea/Esalq-USP), iniciada em 2000.
Essa disparada ocorreu porque os agricultores venderam menos cebola para os mercados e feiras neste ano. Quanto menor a oferta, maior são os preços. Além disso, os produtores reduziram o plantio porque tiveram prejuízos em 2021 e estão gastando mais com insumos, como adubos e defensivos.
Para o ano que vem as expectativas são boas, pois os produtores estão com mais dinheiro para investir, e isso deve aumentar a área plantada. Se houver aumento da área plantada, o impacto na queda de preços deve acontecer depois de maio.










