A Eurostat informou que o Índice de Preços ao Consumidor (CPI) da Zona do Euro recuou a 9,2% no último mês do ano passado, em relação aos 10,1% registrados em novembro.
A moeda única da zona do euro, o euro, é a segunda moeda mais usada no mundo em termos de reservas cambiais e é usada por mais de 338 milhões de pessoas em todo o mundo.
Mesmo com a desaceleração os valores encontrados naquela na região continuam nos maiores patamares observados na últimas décadas e assustam a população. Se formos fazer uma comparação mensal as projeções apontam que, durante o mês de dezembro, a inflação da zona do euro apresentou uma alta de 0,3%.
A zona do euro é um conjunto de países da União Europeia que adotaram o euro como sua moeda oficial. Atualmente, a zona do euro inclui 19 dos 27 países da União Europeia, incluindo países como Alemanha, França, Itália, Espanha e Portugal.
A energia é o setor que mais preocupa os europeus. Mesmo com uma desaceleração em dezembro. Enquanto no último mês de 2022 o grupo de energia teve uma alta de 25,7% nos preços, essa alta foi de 34,9% em novembro.