Pesquisar
Close this search box.
conteúdo patrocinado

ESG ou lucro: o que os investidores esperam no curto prazo?

(Foto: Pixabay)

Segundo os acionistas que participaram da pesquisa chamada “Global Reporting and Institutional Investor Survey”, realizada pela consultoria global EY, mais de três quartos (78%) dos investidores acreditam que as empresas devem priorizar seus investimentos nas pautas abordem questões ambientais, sociais e de governança (ESG) relevantes para seus negócios, mesmo que isso afete os lucros no curto prazo. A empresa ouviu 1.040 executivos de finanças e 320 investidores em todo o mundo.

Por outro lado, apenas 55% dos executivos de negócios e líderes financeiros acreditam que seus planos de negócios devem abordar questões ESG se seu desempenho financeiro e ganhos caem no curto prazo. Já 53% das grandes empresas, com receita superior a US$ 10 bilhões por ano, dizem enfrentar pressões de ganhos de curto prazo por parte dos investidores, o que impede novos investimentos de longo prazo.

A diferença é ainda maior se consideramos o percentual que segue a agenda ESG nas empresas e a utiliza como critério nas decisões de investimento. Conforme o estudo, quase a totalidade (99%) dos investidores no mundo dizem acompanhar os relatórios e as informações que são divulgadas pelas empresas como parte de suas decisões de investimento relacionadas a sustentabilidade, responsabilidade social e governança no mercado. Mas, 76% dizem que as empresas são “altamente seletivas” na seleção das informações que disponibilizam sobre ESG, o que os faz questionar sobre a existência do “greenwashing”, que representa a ação de empresas que agem com má-fé e enganam os consumidores sobre suas reais práticas e impactos ao meio ambiente.

conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado

MAIS LIDAS

conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado