A Semana de Conciliação para Superendividados do Procon do estado do Rio de Janeiro (Procon-RJ) teve iniciou nesta segunda (16) e se estenderá até o próximo dia 19. O evento contará com a participação de 26 fornecedores, incluindo 21 instituições financeiras, como bancos, financeiras, administradoras de cartões de crédito, plataformas de pagamento online e fundos de investimento em direitos creditórios.
A meta é alcançar o maior número possível de acordos, criando planos de pagamento para ajudar os consumidores a sair da situação de superendividamento e a ter uma vida financeira mais estável.
O objetivo é conscientizar os fornecedores sobre a necessidade de conceder crédito de forma responsável e de entender que o superendividamento não é apenas um problema econômico, mas também um problema jurídico e social que tem afetado um número crescente de consumidores.
Durante a semana, audiências globais serão realizadas com a presença de todos os credores, onde os consumidores apresentarão planos de pagamento elaborados com a ajuda do Procon-RJ, incluindo medidas para facilitar a quitação das dívidas, como prazos de pagamento mais longos, redução dos encargos da dívida ou da remuneração do fornecedor e data para exclusão do consumidor de bancos de dados e de cadastros de inadimplentes, sem prejudicar o seu mínimo existencial.