Veja porque as agências de experiências estão entre as principais tendências do mercado de marketing e comunicação

De uma forma ou de outra, a era digital acabou impactando diversos setores do mercado. Segundo a 270B Brasil, uma das maiores agências americanas de experiências digitais com filial no Brasil, é difícil identificar alguma área que tenha sido mais afetada por essas inovações do que o marketing. Isso porque, hoje, praticamente todo tipo de movimento deste segmento publicitário é voltado a assegurar uma experiência digital positiva para cliente e público consumidor.

Segundo Maurício Fernandes (foto), diretor de operações da 270B no Brasil, essa transformação visando a estruturação de um marketing baseado em experiências digitais é, simultaneamente, um fator bastante natural, mas também muito impulsionado pelo próprio mercado.

“Em um mundo cada vez mais digitalizado, os brasileiros passam, em média, 91 horas por semana online. Sendo assim, não é difícil de imaginar que o público de uma marca esteja presente nesse universo digital. Não à toa, algumas companhias devem investir em 2023 por volta de 80% do seu budget no marketing online. Essa presença no mundo digital se tornou questão de vida ou morte para as empresas. E essa competitividade exige cada vez mais campanhas segmentadas e qualificadas”, pontua Maurício.

Diante dessa tendência, as agências de publicidade se veem obrigadas a acompanhar esse cenário e se conectar com essa nova realidade, em que somente o marketing convencional já não é mais o suficiente, passando a integrar o uso de plataformas tecnológicas nessa equação.

“A velocidade que as coisas vêm acontecendo exige cada vez mais das agências uma postura diferenciada. O que se fazia em outros tempos, não serve mais. Precisamos ser capazes de integrar as ferramentas do marketing tradicional, com os demais departamentos das agências. BI, planejamento, criação e mídia, precisam estar na mesma engrenagem desde o início do projeto, gerando, assim, novos negócios e novas oportunidades”, avalia Maurício Fernandes.

Cases de sucesso

E todo esse redirecionamento do mercado para essa nova realidade se justifica pelos números conquistados pelas marcas que já se beneficiaram deste caminho. É o caso da própria 270B, que possui um longo histórico de resultados permitidos graças ao foco em ações direcionadas ao âmbito digital.

Um dos mais emblemáticos nesse sentido ocorreu em 2021, quando a agência idealizou um projeto em parceria com a Avocados From Mexico por meio de ativações únicas e interativas digitalmente que seriam disponibilizadas durante o SuperBowl. Em números, a ação direcionada ao público digital garantiu que a empresa de abacates mexicanos fosse a marca líder em menções nas redes sociais durante o evento, com impressionantes 41 bilhões de impressões.

“A tendência atual exige que as agências apresentem um DNA digital e que de fato consigam entender a dor do cliente e propor soluções que gerem resultados. Dentro do planejamento estratégico e criativo, as agências precisam ter a capacidade de interpretar os números e transformá-los em experiências para os clientes e valor para as marcas parceira”, destaca Maurício Fernandes.

Tendo essa condição em mente, a 270B foca o seu trabalho de forma a atender esses processos a partir de forças internas da agência. Uma dessas potências que vem sendo bastante explorada pela empresa é o fato de poder contar com um trabalho integrado entre as filiais do Brasil e dos EUA. Apostando na importância desse relacionamento entre as equipes internas, a empresa busca incentivar essa aproximação visando a entrega de um trabalho único e diferenciado a partir de uma visão combinada entre esses dois grupos que atuam em realidades bem distintas.

“É uma troca muito boa de profissionais e do contexto de cada pessoa, o que faz um ambiente muito rico para criatividade e inovação. Conseguimos ter mais experiências, referências, pontos de vista e tudo isso reflete nas entregas. Além do fator humano, tem o acesso a tecnologias e novidades do mercado, fazendo essa troca mesmo do que rola em cada país”, completa o diretor de operações da 270B Brasil.

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