Conteúdo Patrocinado
Anúncio SST SESI

Grandes empresas europeias estão optando pela semana de 4 dias de trabalho

(Foto: louisehoffmann83/Pixabay)

A Telefónica, uma das maiores empresas de telecomunicações da Espanha, inaugurou uma nova tendência no mercado de trabalho: a semana de quatro dias. A gigante espanhola adotou essa prática em meados de 2021 e outras empresas seguiram o exemplo, incluindo confecções de moda, como a Desigual, e-commerces, como a BigBuy, e empresas de software, como a Delsol.

Apesar dos benefícios para os funcionários, como um dia extra para conviver com a família e realizar atividades pessoais, essa tendência tem gerado polêmica devido às possíveis mudanças salariais. Uma pesquisa recente realizada por universidades americanas e europeias revelou que, entre 33 empresas que adotaram a semana de quatro dias, nenhuma planeja voltar a trabalhar cinco dias por semana. Os dados apontam aumento de produtividade e receita.

No entanto, essa é uma questão complexa, pois envolve muitos interesses, segundo a pesquisa. Ainda não está claro se todas as empresas podem manter a produtividade reduzindo as horas de trabalho sem diminuir os salários. A pesquisa sugere que seria necessária uma mudança cultural para que os trabalhadores possam ser mais produtivos em menos horas de trabalho.

Confira nossos canais
Siga nas Redes Sociais
Notícias Relacionadas