A Azul, uma das principais companhias aéreas do Brasil, anunciou na segunda (23) a implementação de um novo sistema de gerenciamento de combustível, que visa melhorar sua eficiência operacional e reduzir custos. O novo sistema, desenvolvido pela empresa francesa OpenAirlines, é orientado por inteligência artificial e se chama SkyBreathe 360°.
De acordo com a Azul, o SkyBreathe 360° pode gerar uma melhora de até 5% na economia de combustível, além de reduzir a emissão de dióxido de carbono (CO2). Ele rastreia e analisa com precisão o uso do combustível das aeronaves, tanto em solo quanto em todas as fases de voo.
A nova plataforma de gestão considera variáveis como carga útil, rotas de voo e condições climáticas para produzir métricas de combustível mais eficientes. Além disso, possui uma interface de fácil acesso, permitindo que todo o quadro técnico e operacional da empresa ajude a aprimorar a eficiência e o desempenho das operações da companhia.
Os pilotos também têm acesso a um aplicativo móvel chamado MyFuelCoach, que informa sobre as melhores práticas de economia de combustível aplicadas durante a operação e auxilia no preparo do próximo voo. Com essa nova ferramenta, a Azul espera melhorar sua eficiência operacional e reduzir custos, enquanto contribui para a redução de emissões de CO2 na aviação.









