Conteúdo Patrocinado
Anúncio SST SESI

Índice de Confiança do Consumidor recua 2,2 pontos em janeiro

Em números gerais, o índice passou de 103,2 pontos no bimestre terminado em outubro, para 100,6 pontos no bimestre novembro/dezembro. Foto Fecomércio CE.
Foto Fecomércio CE.

De acordo com dados recentes divulgados pelo Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (FGV/Ibre), o Índice de Confiança do Consumidor (ICC) recuou 2,2 pontos em janeiro e alcançou 85,8 pontos. A piora das expectativas em relação aos próximos meses foi apontada como a principal causa para a retração do ICC. O Índice de Situação Atual (ISA) permaneceu estável, enquanto o Índice de Expectativas (IE) caiu 3,6 pontos, passando a 96,7 pontos.

O ISA registrou entre os seus quesitos uma piora da satisfação das famílias sobre a situação econômica, mas apontou melhora das avaliações sobre as finanças pessoais. O indicador que mede a satisfação sobre a situação financeira das famílias cresceu 0,8 ponto, mas o indicador relativo às avaliações sobre a situação econômica teve queda de 0,5 ponto.

No ICC, o quesito que mais influenciou para a queda no mês foi o que mede a perspectiva sobre a situação financeira das famílias nos próximos seis meses. Esse indicador recuou 7,6 pontos e atingiu 97,4 pontos. Outros indicadores que também recuaram foram o grau de otimismo com a situação econômica geral e a intenção de compra de bens duráveis.

O resultado do ICC em janeiro aponta para uma queda na confiança dos consumidores no cenário econômico, e pode indicar possíveis dificuldades para o setor de consumo no curto prazo. É importante observar que a queda no ICC pode ser um indicativo para o desempenho futuro do mercado e as decisões de investimento.

Confira nossos canais
Siga nas Redes Sociais
Notícias Relacionadas