Imagem: ARC Aero Systems/Divulgação
O melhor momento para atender à demanda futura por táxis aéreos sustentáveis com rapidez e eficiência é projetar aeronaves mais espaçosas e não necessariamente totalmente elétricas como os eVTOLs. Aliás, analisando os protótipos apresentados até agora, a maioria consegue transportar poucos passageiros, sem falar na ainda limitada autonomia da bateria.
A startup britânica ARC Aero Systems apresenta modelos com mais capacidade de passageiros, emissão zero e baixo custos de manutenção. Uma das opções que a empresa aposta é o VTOL ARC Linx P9, um híbrido de avião e helicóptero capaz de decolar e pousar na vertical. A aeronave foi apresentada no Airfinance Journal 2023 em Dublin, na Irlanda.
Segundo dados divulgados, os custos podem ser até 40% menores comparado com um helicóptero atualmente comercializado. A ideia do projeto é o sistema de propulsão composto por um único rotor e motores turboélice adaptados para operar com hidrogênio ou combustível de aviação sustentável, utilizando óleo de cozinha reciclado ou resíduos agrícolas.
Autonomia
A aeronave pode voar até 860 km no hidrogênio ou até 1.300 km com um tanque de combustível. A velocidade é de cerca de 300 km/h e a capacidade de decolar e pousar na vertical pode dispensar pistas.
Mesmo o Linx P9 ainda não ter previsão de produção, o cronograma da ARC Aerosystems é iniciar sua comercialização até 2028.