Pesquisar
Close this search box.
conteúdo patrocinado

Um Olhar Sobre as Profissões com Luís Antônio Rabelo

Luís Antônio Rabelo possui experiência executiva na condução de Instituições de Ensino Superior

Ao longo dos últimos anos a Faculdade Senac Ceará tem se destacado pelo seu crescimento e qualidade. Nos planos para 2023 do diretor da insituição, o professor Luís Antônio Rabelo Cunha, estão o lançamento de novos cursos e a interiorização. Sempre com foco nas necessidades dos empresários do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de nosso Estado.

O entrevistado possui Graduação em Administração Hospitalar pela UECE e habilitação em Empresas pela UNIFOR. Ainda pela mesma Universidade, é graduado em Direito. Mestre em Administração, com ênfase em Recursos Humanos pela UFC; Foi Diretor Geral da Fametro – Unifametro. É membro fundador da Associação Brasileira de Recursos Humanos (ABRH-CE). Foi Vice-Presidente do Conselho Regional de Administração (CRA-CE). Ocupou o cargo de Membro Suplente da Câmara do Ensino Superior para a gestão do Sindicato dos Estabelecimentos Particulares de Ensino do Ceará (SINEPE-CE). Exerceu a Coordenação Geral do Curso de Administração presencial do Centro Universitário Unichristus. Atualmente é Diretor da Faculdade SENAC-CE

Em entrevista exclusiva ao Economic News Brasil, Rabelo, explicou como a faculdade prepara os alunos para o mercado de trabalho, desafios dos professores dentro da sala de aula, aulas online e muito mais.

conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado

Leia a entrevista:

ENB: Luís, como você avalia o ano de 2022 da Faculdade Senac?

Luís Rabelo: Foi um ano muito positivo e promissor. Tivemos a aprovação de 2 novos cursos superiores presenciais de graduação na área da Tecnologia da Informação (Análise e Desenvolvimento de Sistemas e Segurança da Informação), além da aprovação de 4 Pos-graduações na área da Gestão, que serão ofertadas ainda neste 1º. Semestre de 2023.1 e ocorrerão no Senac Aldeota, uma das Unidades do Senac mais modernas e bem equipadas do País. Foram firmadas parcerias importantes com outras Instituições de Ensino Superior para projetos conjuntos no futuro.

ENB: Quais os planos da instituição para 2023?

Luís Rabelo: Crescer e consolidar no estado do Ceará a nossa posição de liderança e referência na oferta de cursos Superiores de Graduação e Pós-graduação (Lato Sensu), que preparam alunos para o mercado de trabalho com excelência. Uma outra vertente será a interiorização, que também já está no nosso radar para o 2º. Semestre.

ENB: Existe a possibilidade de novos cursos serem criados nos próximos meses?

Luís Rabelo: Sim, para o 2º. Semestre devemos lançar cursos que estarão sendo objeto de pesquisa para que tenhamos sempre a máxima aderência com as necessidades dos empresários do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de nosso Estado.

ENB: Como é feita, dentro da sala de aula, a preparação do aluno para o mercado de trabalho?

Luís Rabelo: Temos hoje laboratórios muito modernos para a simulações de atividades e desafios que certamente o aluno encontrará no seu dia-a-dia de trabalho, além de Metodologia de Ensino que só o SENAC e a Faculdade Senac possuem (Modelo Pedagógico SENAC- MPS), a qual assegura o aprendizado e a condição de aplicação dos conhecimentos apreendidos em sala de aula com elevado grau de eficiência e eficácia no mercado de trabalho.

ENB: Qual a importância da Redes Oportunidades e Carreiras para os estudantes?

Luís Rabelo: De grande importância, pois sempre atuamos de forma conjunta e de parceria legítima, favorecendo a empregabilidade de nossos egressos, mesmo antes do término dos cursos ofertados.

ENB: A Faculdade Senac oferece descontos para PCD, quem tem mais de 60 anos, entre outros. Qual a importância de dar espaço para esse público conseguir um diploma?

Luís Rabelo: É política não só da Faculdade SENAC, mas do Sistema Fecomércio-Ce, através de suas casas, SENAC e SESC, privilegiar àqueles que nos procuram dentro da condição de PCD ou que possuem idade igual ou superior a 60 anos. Entendemos que esse público em especial, precisa ter as mesmas chances de concorrer no mercado de trabalho e, para tanto, temos uma área de inclusão dentro de nossa Direção.

ENB: Hoje, em um mundo com tanta tecnologia e informação, quais os maiores desafios dos professores dentro da sala de aula?

Luís Rabelo: Em primeiro lugar, é aliar a tecnologia com os saberes do trabalho. Hoje nossos Docentes passam por fortes e sucessivas capacitações para o pleno domínio das novas tecnologias educacionais com o objetivo principal de acompanhar o ritmo e a dinâmica das mudanças que não são pequenas, tanto em sala de aula como fora dela. Então, toda e qualquer inovação para nós é bem-vinda se, principalmente, proporcionar maior e melhor aprendizado para nossos alunos. Como segundo lugar, mas não menos importante, é nivelar os alunos com os demais colegas de sala para que o aprendizado ocorra da melhor maneira possível e os “gaps”, comuns em toda sala de aula, sejam os menores possíveis.

ENB: Após a pandemia o EAD ou modelo híbrido é o preferido dos alunos? Ou as aulas presenciais ainda são as principais?

Luís Rabelo: Desde a nossa criação, optamos por sermos uma Instituição de Ensino Superior atualizada com o que acontece no mundo educacional e, portanto, defendemos o ensino híbrido por unir de forma exitosa o ensino presencial com o ensino remoto. Somos uma Faculdade presencial e credenciada no MEC com nota máxima como tal, mas sempre estaremos aliando a tecnologia e a autonomia que nos é assegurada através das resoluções do MEC, visando nosso foco central que é o de proporcionar aprendizado da melhor e mais moderna forma possível. Temos também alunos que nos preferem por termos aulas presenciais praticamente em toda a nossa grade curricular, o que se torna um diferencial para àqueles alunos que acorrem à Faculdade SENAC CE.

ENB: Atualmente a área de TI tem atraído o maior número de alunos?

Luís Rabelo: Sim, seja por ser uma das principais áreas demandada hoje pelo mercado; seja pelos altos salários pagos se comparado a outras profissões, o que é assegurado por um projeto pedagógico atual e concebido em conjunto com grandes profissionais da área, seja no âmbito da Segurança da Informação, seja na Área de Análise e Desenvolvimento de Sistemas, como é o caso dos nossos novos cursos, além do Curso de Gestão Comercial, que também avança e tem muitos diferenciais importantes para quem busca um cargo de gestão. Portanto, posso afirmar que a empregabilidade é praticamente 100% para os alunos que, vocacionados, preferirem a área de conhecimento da TI para suas vidas.

ENB: Qual a sua dica para quem ainda tem dúvida de que curso escolher ou se deve fazer uma pós-graduação?

Luís Rabelo: Em primeiro lugar, faça uma opção de curso por vocação, ou seja, opte por um curso que lhe traga satisfação e alegria com o passar dos anos. Segundo, procure uma Instituição séria e com credibilidade e que leve a educação muito à sério, aliando os saberes do trabalho através de um projeto pedagógico consistente e inovador e, por fim, faça uma escolha (tanto na graduação quanto na Pós), que leve em conta a formação acadêmica e a expertise profissional, uma vez que será o corpo docente o responsável por subsidiar o diferencial que você tanto precisa para se destacar no mercado de trabalho.

ENB: Na sua opinião qual a importância de um véiculo de comunicação segmentada, como o Economic News Brasil?

Luís Rabelo: Avalio de forma muito positiva, pois através de uma curadoria jornalística bem feita, podemos ler as notícias atuais que nos interessam e com a confiabilidade necessária. Pontuo o Economic News como um veículo hoje indispensável para quem está no mercado e precisa ter as principais informações de seu ramo de atuação na palma da mão.

Receba as últimas notícias do Economic News Brasil no seu WhatsApp e esteja sempre atualizado! Basta acessar o nosso canal: CLIQUE AQUI!

conteúdo patrocinado

MAIS LIDAS

conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado