Pesquisar
Close this search box.

Alta na intenção de consumo familiar em janeiro

(Imagem: Pixabay - Vlad Victoria)

A Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) revelou que a Intenção de Consumo das Famílias (ICF) registrou um aumento em janeiro deste ano. O índice alcançou 91,2 pontos, marcando o maior nível desde abril de 2020, período subsequente ao início da pandemia. Esse crescimento de 1,3% reflete um otimismo crescente entre os consumidores.

Impacto do Programa de Transferência de Renda

A CNC identificou que a expansão do programa de transferência de renda do governo teve um impacto positivo na intenção de consumo, especialmente entre as famílias com renda de até dez salários mínimos. Essa faixa de renda mostrou um aumento de 1,9% na intenção de consumo em relação a dezembro e um expressivo 25,7% em comparação ao ano anterior. O ajuste no programa, que agora garante um pagamento mínimo de R$ 600 com um adicional de R$ 150 por criança até seis anos, é visto como um dos principais fatores por trás desse otimismo.

Diferenças entre Faixas de Renda

Enquanto famílias com renda até dez salários mínimos mostram maior disposição para o consumo, aquelas com renda superior a dez salários mínimos indicam uma tendência à redução do consumo, com uma diminuição de 1% na intenção. A CNC associa essa postura mais conservadora ao aumento dos preços dos serviços, à incerteza no cenário profissional e ao acesso mais restrito ao crédito.

Perspectiva de Consumo e Profissional

O índice de perspectiva da Intenção de consumo familiar foi o que mais cresceu na comparação mensal, com um avanço de 2,7%, sinalizando uma reação ao arrefecimento da inflação. A perspectiva profissional também viu um aumento notável de 25,1% no índice, contribuindo para a elevação anual de 23,1% no ICF em janeiro.

Receba as últimas notícias do Economic News Brasil no seu WhatsApp e esteja sempre atualizado! Basta acessar o nosso canal: CLIQUE AQUI!

conteúdo patrocinado

MAIS LIDAS

conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado