Publicidade

Startups apresentam soluções inovadoras à AES Brasil em visita técnica promovida pelo IEL Ceará

img_8566
img_8566

O Hub de Inovação do Instituto Euvaldo Lodi (IEL Ceará) promoveu uma reunião entre startups cearenses e a AES Brasil, uma das maiores empresas de energia do país. O objetivo era estabelecer conexões entre as soluções inovadoras desenvolvidas no Ceará e os desafios e oportunidades de pesquisa e desenvolvimento da AES Brasil. Cinco startups dos setores de energia e segurança eletrônica apoiadas pelo Sistema FIEC (Sunne, Nwaypro, Delfos Energy, Sou Energy e 3e Soluções) tiveram a oportunidade de apresentar suas ideias e serviços aos representantes de inovação da AES Brasil. O encontro aconteceu na última quinta-feira (2/2).

Sampaio Filho, diretor de inovação e líder do Observatório da Indústria da FIEC, abriu o evento com uma boa-vindas aos participantes. Ele destacou o trabalho do Sistema FIEC e suas Casas para acolher investidores, novas ideias e soluções para o crescimento da indústria cearense e do estado. Ele explicou que o Programa de Inovação Industrial, executado pelo IEL Ceará, agiliza as ações das Casas e otimiza recursos. Ele também enfatizou a aproximação entre a academia e o setor produtivo promovida pela FIEC.

Sampaio ressaltou o forte papel do IEL Ceará no sentido de integração, através do seu Hub de Inovação, e o trabalho conjunto do SENAI Ceará e do SESI Ceará para otimizar essas ações. Ele destacou que todas as Casas estão dando uma atenção especial à inovação e que isso está fazendo a diferença.

O especialista em Inovação e Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) da AES Brasil, Mathias Ludwig, participou de um evento ao lado do diretor da FIEC, coordenador do Núcleo de Energia da FIEC, novo secretário executivo da Indústria da Sedet, consultor em energia da FIEC, gerente da UNITEC, líder do Habitat de Inovação do SENAI Ceará, coordenador do Centro de Inovação do SESI Ceará e gerente de Inovação do IEL Ceará. A proposta da visita era conhecer os projetos cearenses e estabelecer conexões. Mathias destacou que a presença pessoal era importante para entender o que está sendo feito e ver onde é possível se conectar. A AES tem potencial para projetos de P&D, investimentos em startups e solução de problemas internos da empresa através do programa AES Conecta. A aproximação foi intermediada pela Avati, uma aceleradora de startups e consultoria de inovação na região Nordeste. De acordo com o Head do Hub do IEL Ceará, Fábio Braga, o encontro foi produtivo e atingiu os objetivos de aproximar boas ideias e soluções inovadoras da indústria.