Com a Reforma da Previdência aprovada em 2019, a idade mínima para se aposentar aumenta a cada ano. O mesmo acontece com o tempo de contribuição exigido pelo órgão.
A idade mínima para aposentadoria no Brasil é regulamentada pela Previdência Social e depende da categoria do trabalhador e do tipo de aposentadoria que ele deseja solicitar. No entanto, as mudanças na idade mínima para aposentadoria costumam ser anunciadas com antecedência e discutidas com a sociedade, para que os trabalhadores possam se preparar financeiramente para o futuro. Essa modalidade só pode ser escolhida por contribuintes homens, que tiverem idade mínima de 63 anos, já no caso das mulheres, a idade mínima é de 58 anos. Ambos devem ter contribuído com o INSS por pelo menos 15 anos.
A regra da aposentadoria por tempo de contribuição é destinada para aqueles que já contribuíam para o INSS antes da Reforma. 35 anos de contribuição; 63 anos em 2023; Limite de 65 anos, que será a idade mínima para homens em 2027.
Aposentadorias especiais, como a de trabalhador rural e a de professor, possuem idades mínimas diferenciadas. Além disso, existem regras especiais para aposentadorias por idade para pessoas com deficiência.
Aqueles que pretendem solicitar a aposentadoria em 2023, precisam ficar a tentos as novas regras, para escolher o tipo de aposentadoria correta.
Saiba mais, acessando o site do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).